Discussão da qualidade na educação brasileira

um estudo sobre a meta 7 do Plano Nacional de Educação

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v4i2.126

Schlagwörter:

Plano Nacional de Educação, Gestão escolar, Políticas públicas, Educação

Abstract

Este estudo tem por finalidade realizar uma reflexão sobre a proposta do Plano Nacional de Educação, em específico na meta 7, que tem por objetivo fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, beneficiando a gestão escolar e a aprendizagem de modo a atingir melhorias nas médias nacionais no Ideb. A educação encontra-se relacionada também às políticas públicas, sendo que os gestores escolares são os principais atores neste processo. Portanto, o debate sobre a relação entre política pública e gestão escolar torna-se fundamental, pois são os aspectos legais que asseguram a Educação para Todos, o que exige tanto do governo quanto dos gestores escolares o compromisso ético, claro e transparente com esta temática.

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Autor/innen-Biografien

  • Shirlei Alexandra Fetter

    Graduada em Pedagogia e especialista em Gestão Escolar e Mídias na Educação e mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT).

  • Raquel Karpinski Lemes

    Graduada em Pedagogia e especialista em Gestão Escolar e Mídias na Educação e mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGDU) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

  • Jaime José Zitkoski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

    Doutor em Educação e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGDU) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Literaturhinweise

ANDRADE, Dalton Francisco de et al. Estudo de avaliação educacional. São Paulo, v. 24, n. 54, 2013. Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1840/1840.pdf. Acesso em: 06 dez. 2016.

ANTUNES, Rosmeiri Trombini. O gestor escolar. Maringá, 2008. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/217-2.pdf. Acesso em: 21 out. 2016.

AZEVEDO, Sérgio de. Políticas públicas: discutindo modelos e alguns problemas de implementação. In: SANTOS JÚNIOR, Orlando dos et al. Políticas públicas e gestão local: programa interdisciplinar de capacitação de conselheiros municipais. Rio de Janeiro: Fase, 2003, p. 38-44

BAUER, Carlos et al. Políticas educacionais: discursos pedagógicos. Brasília: Líber Livro, 2007.

BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm. Acesso em: 10 out. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. PNE – Plano Nacional de Educação. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/. Acesso em: 10 out. 2016.

CARREIRA, Denise (Coord.). O uso dos indicadores da qualidade na educação na construção e revisão participativa de planos de educação. São Paulo: Ação Educativa, 2013. Disponível em: http://www.deolhonosplanos.org.br/wp-content/uploads/2013/04/Uso_Indiq_Planos.pdf. Acesso em: 10 out. 2016.

FARIA, Ernesto Martins. Infraestrutura: a situação das escolas brasileiras. Gestão escolar, 2012. Disponível em: http://gestaoescolar.org.br/espaco/infraestrutura-situacao-escolas-brasileiras-681883.shtml. Acesso em: 10 out. 2016.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1977.

LÜCK, Heloísa. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. Petrópolis: Vozes, 2006.

LÜCK, Heloísa. Gestão educacional: uma questão paradigmática. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

LÜCK, Heloísa et al. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. Petrópolis: Vozes, 2005.

SOUZA, Celina. Políticas públicas: questões temáticas e de pesquisa. Caderno CRH, Salvador, n. 39, p. 11-24, jul./dez. 2003. Disponível em: https://www.portalseer.ufba.br/index.php/crh/article/view/18743/12116. Acesso em: 10 out. 2016.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2002.

Veröffentlicht

2016-12-31

Ausgabe

Rubrik

Originalforschungsartikel

Zitationsvorschlag

FETTER, Shirlei Alexandra; LEMES, Raquel Karpinski; ZITKOSKI, Jaime José. Discussão da qualidade na educação brasileira: um estudo sobre a meta 7 do Plano Nacional de Educação. Akademische Zeitschrift Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 4, n. 2, p. 80–87, 2016. DOI: 10.55602/rlic.v4i2.126. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/109. Acesso em: 19 nov. 2024.

Ähnliche Artikel

1-10 von 286

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in