Professora, por que não consigo aprender?

Autores/as

  • Bruna Thailine Borges da Silva
  • Jordana Scholles Stein

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v2i2.65

Palabras clave:

PIBID, Prática de ensino, Afetividade, Educação, Aprendizagem

Resumen

Este artigo objetiva analisar as práticas e questionamentos que alguns alunos e professores realizaram no decorrer das aplicações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/ ISEI, Subprojeto Pedagogia, desenvolvidas em uma escola pública estadual no Vale do Rio dos Sinos/ RS. A opção metodológica para a construção deste estudo foi a pesquisa teórica, com ênfase nos autores que abordam a afetividade e questões familiares. Também analisaremos por que as crianças desse grupo acreditaram não saber aprender em sala de aula.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

CAPES. Portaria nº 096, de 18 de julho de 2013. Seção II, Art 4º. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_096_18jul13_AprovaRegulamentoPIBID.pdf. Acesso em: 24 set. 2014.

DESSEN, Maria Auxiliadora; POLONIA, A. da C. A família e a escola como contextos de desenvolvimento humano. Paidéia, v. 17, n. 36, p. 21-32, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/paideia/v17n36/v17n36a03.pdf. Acesso em: 21 out. 2014.

RIBEIRO, Marinalva Lopes; JUTRAS, France. Representações sociais de professores sobre afetividade. Estud. psicol. (Campinas), Campinas, v. 23, n. 1, mar. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2006000100005&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 25 set. 2014.

SALLES, J. F.; PARENTE, M. A. M. P. Avaliação da leitura e escrita de palavras em crianças de 2ª série: abordagem neuropsicológica cognitiva. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 20, n. 2, p. 220-228; 2007. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/25698/000627178.pdf?sequence=1. Acesso em: 26 set. 2014.

SIQUEIRA, Denise de Cássia Trevisan. Relação professor-aluno: uma revisão crítica. Conteúdo escola. Disponível em: http://www.educacao.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtu al/espaco-praxis-pedagogicas/RELA%C3%87%C3%83O%20PROFESSOR-ALUNO/relacao%20professsor-aluno%20-%20uma%20revisao%20critica.pdf. Acesso em: 01 out. 2014.

TASSONI, Elvira Cristina Martins. Afetividade e aprendizagem: a relação professor-aluno. Disponível em: http://www.cursosavante.com.br/cursos/curso40/conteudo8232.PDF. Acesso em: 21 out. 2014.

TEZANI, Thaís Cristina Rodrigues. O jogo e os processos de aprendizagem e desenvolvimento: aspectos cognitivos e afetivos. Educação em Revista, Marília, V. 7, n.1/ 2. 1-16, 2006. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/educacaoemrevista/article/viewFile/603/486. Acesso em: 21 out. 2014.

Publicado

2014-12-31

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

SILVA, Bruna Thailine Borges da; STEIN, Jordana Scholles. Professora, por que não consigo aprender?. Revista Académica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 2, n. 2, p. 175–180, 2014. DOI: 10.55602/rlic.v2i2.65. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/57. Acesso em: 1 sep. 2024.

Artículos similares

181-190 de 279

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a