Escola Nova

um novo rumo para a educação

Autores/as

  • Marceli Luisa Pies
  • Manfredo Carlos Wachs

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v2i2.44

Palabras clave:

Escola pública, Educação, Teoria escola nova, Manifesto dos pioneiros

Resumen

O presente trabalho apresenta alguns dos fundamentos da tendência pedagógica da Escola Nova, refletindo sobre o contexto histórico do seu surgimento, o seu objetivo e as razões de seu desenvolvimento, assim como os principais idealizadores dessa teoria no Brasil. A Escola Nova percebe o aluno como sendo o centro do processo educativo e defende que a escola tem um papel integrador e representa a esperança de democratização da sociedade. Os pedagogos brasileiros que pesquisaram essa teoria formularam o importante documento do Manifesto dos Pioneiros da Educação. Nesse, defenderam o fortalecimento da escola pública, gratuita e laica. Foi esse Manifesto que impulsionou a criação de inúmeras escolas públicas no Brasil.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da educação. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Moderna, 1996.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação e da pedagogia: geral e Brasil. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006.

AZEVEDO, Fernando de et al. Manifesto dos pioneiros da educação nova (1932) e dos educadores (1959). Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

GILES, Thomas Ransom. História da educação. São Paulo: EPU, 1987.

LIBANEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 5. ed. São Paulo: Loyola, 1978.

LOURENÇO, M. B. Introdução ao estudo da escola nova. 13. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978.

Publicado

2014-12-31

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

PIES, Marceli Luisa; WACHS, Manfredo Carlos. Escola Nova: um novo rumo para a educação. Revista Académica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 2, n. 2, p. 43–47, 2014. DOI: 10.55602/rlic.v2i2.44. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/37. Acesso em: 25 nov. 2024.

Artículos similares

231-240 de 284

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a