Crianças retornaram ao presencial com uma significativa falta de autonomia
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.259%20Palabras clave:
Criança, Autonomia, Educação infantilResumen
Depois de vivenciarmos uma pandemia, durante dois anos tivemos uma experiência escolar peculiar. Por um longo tempo, os professores se comunicaram com as crianças por meio das telas e, ao voltarem ao presencial, experienciaram diversos protocolos, bem como o uso da máscara. Começamos o ano letivo de forma presencial, com períodos de adaptações e com muitas crianças novas vivenciando a sua primeira experiência escolar, inclusive no Infantil 5. Com o passar dos dias, fomos observando os comportamentos das crianças que havíamos recebido, e percebemos que em ambas as turmas, de 3 a 5 anos, havia uma significativa falta de autonomia entre elas.
Descargas
Referencias
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer CNE/CEB n. 20. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC/SEB, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 03 out. 2022
JAMES, A.; JENKS, C.; PROUT, A. Theorizing Childhood. Cambridge: Polity Press, 1998.
O QUE É A ASSEMBLEIA na educação infantil? Sou mamãe, 09 fev. 2022. Disponível em: https://soumamae.com.br/assembleia-educacao-infantil/ Acesso em: 03 out. 2022
DEWEY, J. Democracia e Educação: introdução à filosofia da educação. 3. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Fernanda Reis Frosi, Aline da Silva Gollub
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.