Escola e família como espaço de escuta atenta diante das habilidades socioemocionais dos estudantes

Autores/as

  • Justine Koppe Colégio Evangélico Divino Mestre
  • Viviane Köche Colégio Evangélico Divino Mestre
  • Juliana Aparecida Bohn IENH

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.251%20

Palabras clave:

Socioemocional, Escola, Família, Estudantes, Escuta atenta

Resumen

O papel da escola é desenvolver competências intelectuais, físicas e socioemocionais nos seus alunos. E, para que o estudante busque e conquiste a excelência durante a sua trajetória acadêmica, o espaço escolar precisa contar com uma significativa rede de apoio, e a família é fundamental nesse processo. Mesmo antes da pandemia, e intensificado por ela, as competências socioemocionais dos estudantes têm necessitado de um olhar especial, e é na escola, por ser um dos espaços de maior convívio social na vida da criança e por ser onde acontecem as interações com os pares e com a comunidade escolar, que as fragilidades referentes a essa área se manifestam e se tornam visíveis. Cabe salientar que essas habilidades são desenvolvidas ao longo da vida e do processo de aprendizagem, conectando-se, de forma gradativa, à capacidade de cada indivíduo em gerenciar as suas emoções, em desenvolver autoconhecimento e em se relacionar com o outro, além de colaborar, de mediar conflitos e de solucionar problemas. Portanto, quando a escola busca validar-se como espaço de escuta atenta, auxiliando os educandos na identificação e na nomeação dos seus sentimentos, bem como atender a essas demandas, percebem-se avanços no processo de aprendizagem, possibilitando maior segurança no desempenho e melhor interação social entre os estudantes. [...]

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Justine Koppe, Colégio Evangélico Divino Mestre

    Coordenadora do 5º ao 9º ano no Colégio Evangélico Divino Mestre.

  • Viviane Köche, Colégio Evangélico Divino Mestre

    Coordenadora da Educação Infantil ao 4º ano no Colégio Evangélico Divino Mestre

  • Juliana Aparecida Bohn, IENH

    Professora na Rede Pública de Novo Hamburgo. Docente na educação básica e no ensino superior na IENH. Mestre em Letras.

Referencias

GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.

PETRUCCI, Giovanna W.; BORSA, Juliane C.; KOLLER, Silvia H. A família e a escola no desenvolvimento socioemocional na infância. Temas em Psicologia, v. 24, n. 2, p. 391-402, jun. 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/307440452_A_Familia_e_a_escola_no_desenvolvimento_socioemocional_na_infancia. Acesso em: 15 set. 2022.

Publicado

2022-12-14

Número

Sección

Artículos del Dossier Temático

Cómo citar

KOPPE, Justine; KÖCHE, Viviane; BOHN, Juliana Aparecida. Escola e família como espaço de escuta atenta diante das habilidades socioemocionais dos estudantes. Revista Académica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 10, n. 2, p. 93–95, 2022. DOI: 10.55602/rlic.v10i2.251 . Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/251. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artículos similares

151-160 de 167

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>