Avaliação socioemocional no contexto pós-pandemia

Authors

  • Micheli Stein Colégio Sinodal Portão
  • Rafaela Zang Mesquita Colégio Sinodal Portão
  • Juliana Aparecida Bohn IENH

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.255%20

Keywords:

Socioemocional, Círculos de construção de paz, Pandemia, Covid-19

Abstract

Com o início da pandemia, todos precisamos enfrentar situações nunca vivenciadas e adaptar / criar processos. Com a escola, não foi diferente. A sala de aula passou por mudanças abruptas e drásticas. Excesso de telas, aulas remotas, ensino híbrido, misturas entre o trabalho/estudo e a vida pessoal, tudo de um dia para o outro. Os processos de ensino e de aprendizagem, por vezes, ficaram em segundo plano. O emocional, também. Entre câmeras e microfones fechados e muitos professores exaustos, também enfrentando suas questões diárias, cresciam exponencialmente outros problemas, como as lacunas de aprendizagem, a falta do contato social, das trocas entre pares, das interações entre grupos. Muitos perderam o olho no olho e o toque, essenciais para o desenvolvimento humano. Aos poucos, as aulas presenciais voltaram, assim como as demandas, mas essas de forma acentuada. Famílias em conflito, estudantes que não mais sabiam como se portar e como estudar e professores apavorados com o como fazer, como começar, como dar conta de tantas tarefas. [...]

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Juliana Aparecida Bohn, IENH

    Professora na Rede Pública de Novo Hamburgo. Docente na educação básica e no ensino superior na IENH. Mestre em Letras.

References

PRANIS, Kay; BOYES-WATSON, Carolyn. Círculos em movimento: construindo uma comunidade escolar restaurativa. 2017. Disponível em: https://www.circulosemmovimento.org.br/downloadmanual. Acesso em: 08 ago. 2022.

Published

2022-12-14

Issue

Section

Thematic Dossier Articles

How to Cite

STEIN, Micheli; MESQUITA, Rafaela Zang; BOHN, Juliana Aparecida. Avaliação socioemocional no contexto pós-pandemia. Academic Journal Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 10, n. 2, p. 102–104, 2022. DOI: 10.55602/rlic.v10i2.255 . Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/255. Acesso em: 1 sep. 2024.

Similar Articles

191-200 of 210

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>