As avaliações externas como instrumento para aprimorar a prática pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.229%20Keywords:
Feedback, Estratégia, HabilidadesAbstract
As avaliações externas são instrumentos valiosos no processo de ensino e de aprendizagem. Elas podem ser entendidas como uma espécie de diagnóstico que nos permite verificar periodicamente as necessidades e lacunas pedagógicas dos estudantes, bem como aprimorar a prática docente. O objetivo deste relato de experiência é demonstrar que avaliações externas do tipo Simulado ENEM podem ser utilizadas como formativas por meio de feedback nas turmas do ensino médio, buscando potenciar o rendimento do estudante que visa a aprovações em processos seletivos. A proposta consiste em o professor, em seu componente curricular, analisar os indicadores de desempenho na turma (pontos fortes e a melhorar) e planejar estratégias pedagógicas para eliminar as habilidades indicadas nos pontos a melhorar. [...]
Downloads
References
ATKIN, J. Myron; BLACK, Paul; COFFEY, Janet. Classroom assessment and the National Science Education Standards. Washington: National Academies, 2001.
DARLING-HARMMOND, Linda; BRANSFORD, John. Preparando os professores para um mundo em transformação. Porto Alegre: Penso, 2019.
FREDERIKSEN, John; COLLINS, Allan. A systems approach to educational testing. American Educational Research Association, New York, v. 18, n. 9, p 27-32, dec. 1989. Disponível e: https://www.jstor.org/stable/1176716. Acesso em: 13 out. 2022.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Fernanda Raquel Sartor
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.