Intimismo

de que forma personagens literários podem contribuir para promover o autoconhecimento?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v9i1.234

Keywords:

Intimismo, Literatura, Autoconhecimento, Personagens literários, Reflexão

Abstract

Entende-se como Intimismo a modalidade literária que explora os sentimentos mais profundos de um indivíduo. A exposição de emoções visa envolver todos aqueles que a apreciam, provocando infinitas sensações (desde angústia, até paz e felicidade) ao público alvo. Dessarte, aos estudantes de Letras do Instituto Ivoti, Rio Grande do Sul, foram destinadas inúmeras leituras, principalmente da literatura sul rio-grandense. Refletimos dessa forma, sobre o Intimismo presente nas obras e a maneira que ela influencia não somente na vida dos personagens, como também na dos leitores. Portanto, os títulos citados no presente artigo instigaram análises acerca do íntimo de cada personagem, espelhando-se também, nas vivências do leitor. Não obstante, embora a literatura seja a base primordial da pesquisa, é imprescindível citar análises, desde as de Artiéres sobre a importância do registro da vida, até as de Frankl na busca de sentidos, que auxiliaram no desenvolvimento do presente artigo. Dessa maneira, considerando a sensibilidade que cada ser humano carrega e, não obstante a busca pelo bem-estar interior, surgiu a pergunta: de que forma o intimismo na literatura, mais especificamente nos personagens, contribui para o autoconhecimento do leitor? Entre leituras, análises e possibilidades de identificação, provocações serão lançadas, levando o leitor à contemplação do seu eu e a relação com o mundo literário.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Clarice Helena Schütz Foerste, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Graduanda do curso de Letras Português e Alemão do Instituto Superior de Educação Ivoti

  • Marguit Carmen Goldmeyer, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST). Mestrado em Educação e Graduação em Letras - Português/Alemão pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

References

ABREU, C. Onde andará Dulce Veiga? Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

AGUIAR, F. Crônica literária. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

ARBO, Jade; MARQUES, Eduardo Marks de. Confinadas em si mesmas: a morte social e o isolamento do sujeito em o Conto da Aia, de Margaret Atwood. Anu. Lit., Florianópolis, v. 24, n. 2, p. 164-176, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2019v24n2p164/41885. Acesso em: 20 abr. 2020.

ARTIÉRES, P. Arquivar a própria vida. Escrita de si/escrita da história. 1998. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2061/1200 Acesso em: 20 abr.2020.

BONETTI, Alinne. Não basta ser mulher, tem de ter coragem: uma etnografia sobre gênero, poder, ativismo feminismo popular e o campo político feminista de Recife-PE. 2007. 258f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Universidade Estadual de Campinas, SP, 2007. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/280660. Acesso em: 20 abr. 2020.

BRITO, Danielle. A importância da leitura na formação social do indivíduo. Revela, v. 4, n. 8, p. 1-35, jun. 2010. Disponível em: http://fals.com.br/novofals/revela/REVELA%20XVII/Artigo4_ed08.pdf. Acesso em: 20 abr. 2020.

HELLMANN, Risolete. Memória e ficção em As Parceiras de Lya Luft. Revista de Letras, v. 12, n.12, 2010. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2373/1508. Acesso em: 20 abr. 2020.

KRAMER, S. Leitura e escrita como experiência: seu papel na formação de sujeitos sociais. Presença Pedagógica, v. 6, n. 31, p. 17-27, 2000. Disponível em: https://www.academia.edu/11635172/LEITURA_E_ESCRITA. Acesso em: 20 abr.2020.

LISPECTOR, C. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 1977.

LUFT, L. As parceiras. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

MARAFIGO, Elisangela. A importância da literatura infantil na formação de uma sociedade de leitores. 2012. 13f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí, São Joaquim, 2012. Disponível em: http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/wp-content/uploads/2014/01/Elisangela-Carboni-Marafigo-Padilha.pdf. Acesso em: 20 abr. 2020.

MELO, C. Lya Luft: percursos entre intimismo e modernidade. 2005. 143f. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/4413. Acesso em: 20 abr. 2020.

SANT’ANA, J. A importância da literatura na formação do homem. Dia a dia e educação, 2008. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/336-4.pdf. Acesso em: 20 abr. 2020.

TAVARES, C. Ana Terra: símbolo da mulher gaúcha, expressão maior do tempo de o vento. In: SEMINÁRIO INTERINSTI-TUCIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 17.; MOSTRA DE INICIA-ÇÃO CIENTÍFICA, 15.; MOSTRA DE EX-TENSÃO, 10., 2012, Cruz Alta, RS. Anais eletrônicos... Cruz Alta, 2012. Disponível em: https://home.unicruz.edu.br/seminario/anais/anais-2012/cchc/ana%20terra%20simbolo%20da%20mulher%20gaucha%2C%20expressao%20maior%20de%20o%20tempo%20e%20o%20vento.pdf. Acesso em 20 abr. 2020.

TORRES, C. O autoconhecimento como método específico na busca do nosso centro. Academia Edu. 2016. Disponível em: https://www.academia.edu/23944674/O_AUTOCONHECIMEN-TO_COMO_M%C3%89TODO_ESPEC%C3%8DFICO_NA_BUSCA_DE_NOSSO_CENTRO. Acesso em 20 abr. 2020.

VERISSIMO, E. Ana Terra. Porto Alegre: Globo, 1949.

VERISSIMO, E. Noite. Porto Alegre: Globo, 1954.

Published

2021-05-31

Issue

Section

Articles

How to Cite

FOERSTE, Clarice Helena Schütz; GOLDMEYER, Marguit Carmen. Intimismo: de que forma personagens literários podem contribuir para promover o autoconhecimento?. Academic Journal Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 9, n. 1, p. 41–50, 2021. DOI: 10.55602/rlic.v9i1.234. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/191. Acesso em: 22 nov. 2024.

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>