Relações entre mantenedora e escola: a rede cenecista e o Colégio Santa Luzia de Gravataí/RS (1980-2007)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v4i2.123

Keywords:

História oral, Memória, Mantenedora educacional, Educação

Abstract

Este texto é um recorte de um estudo mais amplo, cujo objetivo era compreender as relações entre o Colégio Santa Luzia e sua mantenedora, a Campanha Nacional de Escolas da Comunidade. Nesse recorte tem-se por objetivo identificar as representações sobre o processo de rompimento entre ambas, compreender as causas que levaram a este desligamento e os movimentos feitos para impedir o fechamento da escola. Os procedimentos metodológicos concentraram-se na História Oral. As memórias dos entrevistados foram analisadas à luz de conceitos como memória coletiva, representação e outros. Entre outras coisas, constatou-se que, a partir da década de 1980, a rede cenecista precisou reformular-se, iniciando, assim, um processo de fechamento de várias de suas escolas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Ariane dos Reis Duarte

    Graduada em História, Mestre e Doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professora de Ensino Fundamental e Médio na rede privada de ensino.

References

AMADO, Janaína. O grande mentiroso: tradição, veracidade e imaginação em história oral. História, São Paulo, n. 14, p. 125-136, 1995.

BARROS, José D’Assunção. O campo da História: especialidades e abordagens. Petrópolis: Vozes, 2004.

BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

BURKE, Peter. Abertura: a Nova História, seu passado e seu futuro. In: BURKE, Peter. (org.). A escrita da História: novas perspectivas: São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1992. p. 07-37.

BURKE, Peter. O que é história cultural? Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1998.

CHARTIER, Roger. A História Cultural entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.

CHARTIER, Roger. À beira da falésia. Porto Alegre: UFRGS, 2002.

ERRANTE, Antoinette. Mas, afinal, a memória é de quem? Histórias orais e modos de lembrar e contar. Revista História da Educação, Pelotas, n. 8, p. 141-174, set. 2000. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/asphe/article/viewFile/30143/pdf. Acesso em: 29 nov. 2016.

FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína (org.). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 2012.

FOUCAULT, Michel. O que é um autor? Lisboa: Editora Passagens, 1992.

GOMES, Felipe Tiago. História da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade. Brasília: CNEC, 1980.

GOMES, Felipe Tiago. CNEC: a força de um ideal. Brasília: CNEC Edições, 1986.

GRAZZIOTIN, Luciane Sgarbi Santos; ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Romagem do tempo e recantos da memória: reflexões metodológicas sobre história oral. São Leopoldo: Oikos, 2012.

GRAZZIOTIN, Luciane Sgarbi Santos; ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Memórias recompondo tempos e espaços da educação – Bom Jesus/RS (1913-1963). Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. Disponível em: http://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/10923/2915. Acesso em: 29 nov. 2016.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1990.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, n.1, p. 9-43, jan./jun. 2001.

MAGALHÃES, Justino Pereira de. Tecendo nexos: história das instituições educativas. Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2004.

POLLAK, Michel. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 200-212, 1992.

RABINOW, Paul; DREYFUS, Hubert. Michel Foucault, uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

SILVA, Ronalda Barreto. Educação comunitária: além do estado e do mercado? A experiência da Campanha Nacional da Comunidade – CNEC (1985-1998). Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000218847. Acesso em: 29 nov. 2016.

Fontes Orais

SCHREIBER, José Moacir [63 anos]. [Set. 2013]. Entrevistadora Ariane dos Reis Duarte, Gravataí, 13 set. 2013.

FRÖLICH, Êrica Eni [61 anos]. [Nov. 2013]. Entrevistadora Ariane dos Reis Duarte, Gravataí, 28 nov. 2013.

NASCIMENTO, Hilda Luzia [57 anos]. [Jan. 2014]. Entrevistadora Ariane dos Reis Duarte, Gravataí, 23 jan. 2014.

AGUIAR, César Valmor [48 anos]. [Mar. 2014]. Entrevistadora Ariane dos Reis Duarte, Gravataí, 06 mar. 2014.

Published

2016-12-31

Issue

Section

Thematic Dossier Articles

How to Cite

DUARTE, Ariane dos Reis. Relações entre mantenedora e escola: a rede cenecista e o Colégio Santa Luzia de Gravataí/RS (1980-2007). Academic Journal Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 4, n. 2, p. 60–67, 2016. DOI: 10.55602/rlic.v4i2.123. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/107. Acesso em: 22 nov. 2024.

Similar Articles

11-20 of 271

You may also start an advanced similarity search for this article.