Dialogando

a sala de aula como/enquanto espaço sagrado

Autor/innen

  • Cláudio Giovani Becker Colégio Sinodal do Salvador
  • Juliana Aparecida Bohn IENH

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.247%20

Schlagwörter:

Aluno, Família, Escola, Autonomia, Protagonismo

Abstract

O termo dialogando nasce do verbo dialogar, que sugere conversa ou expressão por meio de diálogo, de forma interativa, cooperada e contínua, onde os sujeitos encontram um espaço seguro de compartilhamento de ideias e a partilha de opiniões com a perspectiva de possibilitar entendimentos. Dentro ou fora da sala de aula, ele nasce do olhar lançado sobre um contexto ou ambiente, sobre uma pessoa ou grupo que instigue a necessidade ou possibilidade de acompanhamento, apoio ou desenvolvimento para promover o fortalecimento das relações entre os sujeitos. Esse processo, sendo organizado e mediado propositivamente, promove uma espiritualidade oriunda do cuidado da vida e suas relações na perspectiva comunitária entre as partes. O diálogo assume uma função de ferramenta na promoção do processo que se deseja alcançar, oportuniza a participação de pessoas, dando visibilidade a quem participa. [...]

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Autor/innen-Biografien

  • Cláudio Giovani Becker, Colégio Sinodal do Salvador

    Orientador Educacional do Ensino Médio no Colégio Sinodal do Salvador, em Porto Alegre, onde também desenvolve atividades voluntárias de Pastoral Escolar.

  • Juliana Aparecida Bohn, IENH

    Professora na Rede Pública de Novo Hamburgo. Docente na educação básica e no ensino superior na IENH. Mestre em Letras.

Literaturhinweise

DIAS, Álvaro Machado. Tomada de decisão como opção de risco. Café Filosófico CPFL, São Paulo, 2021. 1 vídeo (50min 18s). Disponível em: https://youtu.be/2B7B5qU-O4o. Acesso em: 2 nov. 2021.

ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano: a essência das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

LORENZONI, Marcela. A sala de aula de aula é um lugar para ouvir, muito mais do que falar. Geekie, 22 jun. 2022. Disponível em: https://www.geekie.com.br/blog/sala-de-aula. Acesso em: 17 nov. 2022.

MORIN, Edgar: Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Porto Alegre: Sulina, 2015.

Veröffentlicht

2022-12-14

Ausgabe

Rubrik

Thematische Dossier-Artikel

Zitationsvorschlag

BECKER, Cláudio Giovani; BOHN, Juliana Aparecida. Dialogando: a sala de aula como/enquanto espaço sagrado. Akademische Zeitschrift Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 10, n. 2, p. 80–82, 2022. DOI: 10.55602/rlic.v10i2.247 . Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/247. Acesso em: 24 nov. 2024.

Ähnliche Artikel

131-140 von 154

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in

1 2 > >>