Quais aspectos vivenciados pelos imigrantes alemães, no início da colonização do Rio Grande do Sul, são retratados e evidenciados na obra

A ferro e fogo: tempo de solidão, de Josué Guimarães?

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v8i2.236

Schlagwörter:

Colonização alemão, Josué Guimarães, Literatura gaúcha, Literatura

Abstract

A colonização alemã que se desenvolveu no sul do Brasil foi preponderante e determinante para o povoamento e engrandecimento do Estado do Rio Grande do Sul. O livro de Josué Guimarães, A ferro e fogo: tempo de solidão, retrata com nuances os tempos remotos que se passaram com o personagem Daniel Abrahão, com sua destemida e corajosa esposa Catarina, e juntamente com seus filhos enfrentaram tudo e a todos na nova terra, na qual decidiram construir moradia e prosperar. Percalços e desafios advieram do horizonte trazendo problemas e situações nada agradáveis e insegurança, mas a obstinação da família conseguiu desvencilhá-los daqueles, situação nada fácil e convencional. A obra contempla com riqueza de detalhes o enredo, as paisagens, as relações e a história que se passou com seus protagonistas, características próprias da consagrada literatura sul-riograndense. O presente artigo se dedica a retratar o período da obra e os fatos que se passaram envolta e durante a história narrada, trazendo à tona questões relacionadas à imigração alemã decorrente.

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Autor/innen-Biografie

  • Marguit Carmen Goldmeyer, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST). Mestrado em Educação e Graduação em Letras - Português/Alemão pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Literaturhinweise

CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 4. ed. São Paulo: Duas Cidades, 2004.

GUIMARÃES, Josué. A ferro e fogo: tempo de solidão. 12. ed. Porto Alegre: L&PM, 1998.

VERÍSSIMO, Luis Fernando. Crônica numa hora dessas. Zero Hora, Porto Alegre, ano 57, n. 19.730, 6/7 jun. 2020. Caderno Doc, p. 12.

WIKIPÉDIA. Guerra da Cisplatina. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_da_Cisplatina. Acesso em: 03 jul. 2020.

Veröffentlicht

2020-12-31

Ausgabe

Rubrik

Thematische Dossier-Artikel

Zitationsvorschlag

ALFLEN, Luciano; GOLDMEYER, Marguit Carmen. Quais aspectos vivenciados pelos imigrantes alemães, no início da colonização do Rio Grande do Sul, são retratados e evidenciados na obra: A ferro e fogo: tempo de solidão, de Josué Guimarães?. Akademische Zeitschrift Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 8, n. 2, p. 19–28, 2020. DOI: 10.55602/rlic.v8i2.236. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/178. Acesso em: 23 nov. 2024.

Ähnliche Artikel

31-40 von 57

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in

1 2 > >>