Letramento argumentativo

a arte de argumentar

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v8i2.221

Schlagwörter:

Argumentação, Escala argumentativa, Opinião, Leitura, Literatura

Abstract

Com fundamento em uma visão interdisciplinar do processo ensino e aprendizagem, o presente artigo se propõe a apresentar algumas reflexões a respeito do desenvolvimento da arte de argumentar, tendo como objeto de análise a prática de letramento argumentativo realizada na disciplina de Laboratório de Língua Portuguesa. Para tornar ainda mais perceptível a evolução gradativa da arte da eloquência, adotou-se uma escala argumentativa,  e constatou-se, por fim, que argumentar é uma dificuldade para muitos alunos e que o letramento argumentativo pode servir como caminho para aprimorar essa habilidade quando trabalhado de forma integrada à temáticas sociais, literatura e, principalmente, integrada ao universo do aluno.

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Autor/innen-Biografien

  • Andreia Caroline Schneider, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Graduada em Turismo pela Universidade Feevale e aluna do curso de Licenciatura Português e Alemão pelo Insituto Ivoti.

  • Marguit Carmen Goldmeyer, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST). Mestrado em Educação e Graduação em Letras - Português/Alemão pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Literaturhinweise

CABRAL, Ana Lúcia Tinoco. A força das palavras: dizer e argumentar. São Paulo: Contexto, 2010.

CAMPECCHI, Maria; CARVALHO, Anna de; SILVA, Dirceu da. Relações entre o discurso do professor e a argumentação dos alunos em uma aula de física. Revista Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 152-166, dez. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/epec/v2n2/1983-2117-epec-2-02-00152.pdf. Acesso em: 14 nov. 2019.

CHIARO, Sylvia de; LEITÃO, Selma. O papel do professor na construção discursiva da argumentação em sala de aula. Psicologia: Reflexão e crítica, Recife, v. 18, n. 3, p. 350-357, 2005. DOI: 10.1590/S0102-79722005000300009.

EEMEREN, Frans H. Van; GROOTENDORST, Rob; KRUIGER, Tjark. Handbook of Argumentation Theory: a critical survey of classical backgrounds and modern studies. Dordrecht Holland, Providence-USA: Foris Publications, 1987.

FERRAREZI JR., Celso. Pedagogia do silenciamento: a escola brasileira e o ensino de língua materna. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GUIMARÃES, Eduardo. Texto e argumentação: um estudo das conjunções do Português. 4. ed. Campinas, SP: Pontes, 2007.

MASSMANN, Débora. Retórica e argumentação: percursos de sentidos na biculturalidade. Campinas, SP: Pontes editores, 2017.

MENEZES, W. A. Faces e usos da argumentação. In: MARI, H.; MACHADO, I. L.; MELLO, R. (org.). Análise do discurso: fundamentos e práticas. Belo Horizonte: FALE /UFMG, 2001. p.179-199.

PERELMAN, C.; OLBRECHTS-TYTECA, L. Tratado da argumentação: a nova retórica. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

RICHMOND, G.; STRILEY, J. Making meaning in classrooms: Social processes in small group discourse and scientific knowledge building. Journal of Research in Science Teaching, v. 33, n. 8, p. 839-858, 1996.

ROJO, Roxane Helena Rodrigues. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

SENA, Geane Cássia A.; FIGUEIREDO, Maria Flávia. Um estudo da teoria da argumentação da retórica aristotélica à teoria dos blocos semânticos. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 2, n. 1, p. 4-23, jan./jun. 2013. Disponível em: http://periodicos.uern.br/index.php/dialogodasletras/article/view/539/279. Acesso em: 20 mar. 2020.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. Leitura & realidade brasileira. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1983.

VIGOTSKI, Lev. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Veröffentlicht

2020-12-31

Ausgabe

Rubrik

Thematische Dossier-Artikel

Zitationsvorschlag

SCHNEIDER, Andreia Caroline; GOLDMEYER, Marguit Carmen. Letramento argumentativo: a arte de argumentar. Akademische Zeitschrift Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 8, n. 2, p. 7–12, 2020. DOI: 10.55602/rlic.v8i2.221. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/176. Acesso em: 23 nov. 2024.

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in

1 2 > >>