Memórias de um percurso até a escola

aprendizagens construídas em Novo Hamburgo/RS (1940/1952)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v3i2.88

Palavras-chave:

Memória, História, Educação rural, Imigração alemã

Resumo

A partir de memórias de sujeitos buscou-se compreender práticas associadas às aprendizagens construídas por professores e alunos sobre o caminho percorrido até chegarem à escola, no meio rural de Lomba Grande/RS, entre 1940 a 1952. Lomba Grande é uma localidade do município brasileiro de Novo Hamburgo que foi colonizada, principalmente, por imigrantes alemães a partir do século XIX. Valendo-se do referencial teórico da história cultural e da metodologia da história oral, a análise realizada sustenta-se nas memórias coletivas. Os sujeitos aprendem em diferentes momentos e ocasiões, pela experiência e pelos saberes que solidariamente socializam de forma comunitária. A partir da análise realizada, percebe-se que os alunos elaboraram e construíram referências identitárias e se constituíram, atribuindo valor e significado às práticas sociais de convivência neste lugar.

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Publicado

31-12-2015

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Artigos

Como Citar

SOUZA, José Edimar de. Memórias de um percurso até a escola: aprendizagens construídas em Novo Hamburgo/RS (1940/1952). Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 3, n. 2, p. 60–66, 2015. DOI: 10.55602/rlic.v3i2.88. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/80. Acesso em: 25 dez. 2024.

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