Idiomas – o mundo em diálogo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v6i2.194

Palavras-chave:

Ensino bilíngue, Bilinguismo, Aprendizagem de idiomas, CLIL, Linguagem, Educação

Resumo

O artigo apresenta contribuições para o ensino e funcionamento de escolas bilíngues no Brasil. Evidencia os estudos em pedagogia e neurociências como suporte à formação escolar de crianças ao apontar para a necessidade de se revolucionar o ensino de idiomas, com destaque para a metodologia Content and Language Integrated Learning (CLIL) para aquisição de línguas estrangeiras. Essa metodologia possibilita que a aprendizagem de conteúdos de uma determinada área do conhecimento e o nível de proficiência linguística ocorram simultaneamente, sem comprometer a proficiência linguística na língua materna do aluno. Ações devem repercutir em favor do aperfeiçoamento do processo educacional, que carece de adequada normatização.

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Biografia do Autor

  • Doris Helena Schaun Gerber, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Mestre em Educação pela UNISINOS/RS, professora e diretora geral do Instituto Superior de Educação Ivoti, RS.

  • Raquel Fritzen Dapper Vetromilla, Instituto Ivoti

    Especialista em Aprendizagem na Língua Alemã pelo Instituto Superior de Educação Ivoti, coordenadora da área de língua alemã.

  • Everton Augustin, Instituto Ivoti

    Especialista em Didática e Cultura Alemã pela UNISINOS/RS, professor e diretor geral do Instituto Ivoti, RS.

Referências

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Publicado

31-12-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GERBER, Doris Helena Schaun; VETROMILLA, Raquel Fritzen Dapper; AUGUSTIN, Everton. Idiomas – o mundo em diálogo. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 6, n. 2, p. 15–20, 2018. DOI: 10.55602/rlic.v6i2.194. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/150. Acesso em: 25 nov. 2024.

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