Conto de fadas
amigo no enfrentamento do medo?
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v3i1.81Palavras-chave:
Conto de fadas, Medo, Educação infantil, Psicologia infantil, EducaçãoResumo
O artigo pretende primeiramente elucidar o contexto histórico dos contos; em seguida, verificar a maneira como os educadores utilizam os contos em sala de aula e se a criança consegue enfrentar e superar seu medo por meio deles. Para isso foram coletadas informações práticas e teóricas sobre o assunto, obtendo um entendimento sobre como os contos de fadas são utilizados em sala de aula e se eles trazem algum significado na vida das crianças.
Downloads
Referências
ANDRÉ, Christophe. Psicologia do medo: como lidar com temores, fobias, angústias e pânicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. 16. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
BUSATTO, Cléo. Contar e recontar: pequenos segredos da Narrativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
CANTON, Katia. Era uma vez... Irmãos Grimm. São Paulo: DCL, 2006.
CORSO, Diana Lichtenstein. Fadas no divã: psicanálise nas histórias infantis. Porto Alegre: Artmed, 2006.
FERRARI, Juliana Spinelli. Complexo de Édipo. Disponível em: http://www.brasilescola.com/psicologia/complexo-edipo.htm. Acesso em: 01 nov. 2013a.
FERRARI, Juliana Spinelli. Medo. Disponível em: http://www.brasilescola.com/psicologia/medo.htm. Acesso em: 04 maio 2013b.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. 3. ed. Curitiba: Positivo, 2004.
FRANKL, Viktor. Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração. São Leopoldo: Editora Sinodal, 1991.
GRIMM, Jacob; GRIMM, Wilhelm. A bela adormecida e outras histórias. Porto Alegre: L&PM, 2010.
RADINO, Glória. Contos de fadas e a realidade psíquica: a importância da fantasia no desenvolvimento. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.
TELES, Maria Luiza Silveira. Uma introdução à psicologia de educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1980.
WALZ, Júlio. Aprendendo a lidar com os medos. São Leopoldo: Editora Sinodal, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.