Dialogando
a sala de aula como/enquanto espaço sagrado
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.247%20Palavras-chave:
Aluno, Família, Escola, Autonomia, ProtagonismoResumo
O termo dialogando nasce do verbo dialogar, que sugere conversa ou expressão por meio de diálogo, de forma interativa, cooperada e contínua, onde os sujeitos encontram um espaço seguro de compartilhamento de ideias e a partilha de opiniões com a perspectiva de possibilitar entendimentos. Dentro ou fora da sala de aula, ele nasce do olhar lançado sobre um contexto ou ambiente, sobre uma pessoa ou grupo que instigue a necessidade ou possibilidade de acompanhamento, apoio ou desenvolvimento para promover o fortalecimento das relações entre os sujeitos. Esse processo, sendo organizado e mediado propositivamente, promove uma espiritualidade oriunda do cuidado da vida e suas relações na perspectiva comunitária entre as partes. O diálogo assume uma função de ferramenta na promoção do processo que se deseja alcançar, oportuniza a participação de pessoas, dando visibilidade a quem participa. [...]
Downloads
Referências
DIAS, Álvaro Machado. Tomada de decisão como opção de risco. Café Filosófico CPFL, São Paulo, 2021. 1 vídeo (50min 18s). Disponível em: https://youtu.be/2B7B5qU-O4o. Acesso em: 2 nov. 2021.
ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano: a essência das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
LORENZONI, Marcela. A sala de aula de aula é um lugar para ouvir, muito mais do que falar. Geekie, 22 jun. 2022. Disponível em: https://www.geekie.com.br/blog/sala-de-aula. Acesso em: 17 nov. 2022.
MORIN, Edgar: Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Porto Alegre: Sulina, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cláudio Giovani Becker
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.