O Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o ensino de Ciências

concepções e possibilidades didático-pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v9i2.255

Palavras-chave:

Autismo, Ensino de Ciências, Inclusão, Letramento científico, Educação

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar as concepções de professores titulares da educação básica, envolvidos no processo de inclusão de alunos com TEA, identificando possibilidades didáticas e desafios para a prática docente, com enfoque no ensino de Ciências da Natureza e no fomento do letramento científico. A metodologia está ancorada em uma pesquisa básica estratégica, de cunho qualitativo-exploratório. O instrumento de coleta de dados foi um questionário semiestruturado. Os resultados foram analisados baseando-se na análise interpretativa. Foi possível verificar que as estratégias de ensino ofertadas são: uso de analogias e jogos lúdicos. Ainda, observou-se que o conceito de letramento científico precisa ser clarificado nas comunidades escolares, de forma a ampliar o olhar docente.

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Biografia do Autor

  • Hélen Caroline Ledur, Universidade Feevale

    Estudante de Ciências Biológicas - Licenciatura.

  • Suelen Bomfim Nobre, Universidade Feevale

    Licenciada e Bacharel em Biologia, Mestre e Doutora em Ensino de Ciências e Matemática.

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Publicado

31-12-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

LEDUR, Hélen Caroline; NOBRE, Suelen Bomfim. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o ensino de Ciências: concepções e possibilidades didático-pedagógicas. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 9, n. 2, p. 7–22, 2021. DOI: 10.55602/rlic.v9i2.255. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/198. Acesso em: 25 nov. 2024.

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