A Residência Pedagógica

de política para a formação de professores à uma nova experiência de aprendizagem formativa vivenciada no curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação Ivoti

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v8i1.228

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, Professores - Formação, Prática de ensino, Engajamento, Estágio, Educação

Resumo

Vivemos em tempos de ressignificações, de mudanças, de novos sentidos e de novas práticas de formação de professores/as. Práticas que sejam mais próximas dos diferentes dilemas que emergem do atual contexto educativo. Esse atual cenário produz novas exigências, projetos e profissionais que possam atuar de forma mais crítica e criativa. Este estudo apresenta o Programa de Residência Pedagógica, pautado nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais que estabelecem a formação inicial e continuada dos professores da Educação Básica como uma importante estratégia de desenvolvimento profissional docente. Constitui-se em algumas reflexões teórico-práticas sobre a experiência vivenciada pelos bolsistas residentes do Programa de Residência Pedagógica no Curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação Ivoti, no período de agosto de 2018 a dezembro de 2019, sob a orientação de duas professoras que integram o quadro docente do curso e igualmente acompanhadas por professores experientes de três escolas públicas municipais, numa abordagem metodológica de intervenção de pesquisa-ação, fundamentada nos pressupostos de Isabel Alarcão (2010), valendo-se dos estudos de Donald Shön (1983-1987). Essa experiência configurou-se numa importante e rica oportunidade de integrar conhecimentos teóricos profissionais estudados no curso de formação com as demandas e dilemas provindos do cotidiano da prática escolar, numa proposta que buscou aproximar a Instituição Formadora, seus estudantes residentes e as escolas públicas municipais da Educação Básica, na formação de professores reflexivos.

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Biografia do Autor

  • Raquel Dilly Konrath, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Doutora em Processos e Manifestações Culturais pela Feevale. Mestrado em Teologia (Religião e Educação) pela EST. Pedagoga, Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais. 

  • Vera Kern Hoffmann, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Graduação em Licenciatura Plena em Ciências - Biologia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), graduação em Ciências -Licenciatura de 1º Grau pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Referências

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2010.

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Publicado

31-05-2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

KONRATH, Raquel Dilly; HOFFMANN, Vera Kern. A Residência Pedagógica: de política para a formação de professores à uma nova experiência de aprendizagem formativa vivenciada no curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação Ivoti. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 8, n. 1, p. 62–74, 2020. DOI: 10.55602/rlic.v8i1.228. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/171. Acesso em: 25 nov. 2024.

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