Importância da motivação no aprendizado da Língua Alemã

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v4i1.100

Palabras clave:

PIBID, Língua alemã, Motivação, Aprendizagem, Língua estrangeira

Resumen

O presente trabalho apresenta a importância da motivação como elemento primordial no sucesso ou no fracasso da aprendizagem da Língua Alemã como língua estrangeira. O professor, principal agente desse processo, possui a função de conduzir e orientar os alunos na efetivação de tarefas que os colocam como os sujeitos centrais no processo de ensino e aprendizagem, contribuindo dessa forma para elevar a sua motivação. O fator motivacional está diretamente ligado à parte cognitiva do aluno pelos componentes emocionais e afetivos. Sabendo disso, a motivação precisa estar presente em todos os momentos da aula. Um bom professor, que possui êxito em suas aulas, é aquele que sabe motivar e cativar os seus alunos.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Débora Berwanger

    Graduada em Letras - Português e Alemão pelo Instituto Superior de Educação Ivoti e bolsistas do PIBID

  • Yasmin Lein Bender

    Graduada em Letras - Português e Alemão pelo Instituto Superior de Educação Ivoti e bolsistas do PIBID

  • Josiane Richter

    Doutora em Letras, Mestre em Linguística e graduada em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Referencias

ALVES, Rubem. A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir. 5. ed. Campinas, SP: Papirus, 2001.

CAVENAGHI, Ana Raquel Abelha. Uma perspectiva autodeterminada da motivação para aprender língua estrangeira no contexto escolar. Ciências & Cognição, v. 14, n. 2, p. 248-261, 2009.

CURY, Augusto. Pais brilhantes, professores fascinantes. 15. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.

HUERTAS, J. A. Motivación: querer aprender. Buenos Aires: Aique, 2001.

LA TAILLE, Yves de; NELSON, Pedro Silva; JUSTO, Jose Sterza. “A escola e os valores: a ação do professor”. Porto Alegre: Mediação, 2005.

Publicado

2016-05-31

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

BERWANGER, Débora; BENDER, Yasmin Lein; RICHTER, Josiane. Importância da motivação no aprendizado da Língua Alemã. Revista Académica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 4, n. 1, p. 60–64, 2016. DOI: 10.55602/rlic.v4i1.100. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/92. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artículos similares

11-20 de 119

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.