Aprender e brincar com e na natureza

reflexões sobre a prática docente na Educação Infantil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v11i1.219%20

Palabras clave:

Desemparedamento escolar, Criança, Escola, Educação infantil, Educação

Resumen

Hoje, de modo geral, é possível afirmar que as crianças passam a maior parte do tempo emparedadas, na escola ou em casa. A chegada da pandemia oportunizou maior exposição às tecnologias e, por outro lado, escassas interações com os recursos naturais. Nesse contexto, este estudo procura identificar e analisar as intenções e estratégias de ensino que apoiam e/ou promovem a pedagogia ecológica no âmbito da Educação Infantil, com base nas percepções de professores atuantes em uma escola particular na cidade de Novo Hamburgo. A metodologia está alinhada com o método qualitativo, adotando o procedimento qualitativo-exploratório. O instrumento de coleta de dados foi um formulário on-line, direcionado a professores atuantes na Educação Infantil. Constatou-se que, a partir da pedagogia ecológica, são promovidas aprendizagens cognitivas, psicomotoras e afetivas, por intermédio do contato com recursos naturais, a partir de trilhas ecológicas, hortas escolares e brinquedos estruturados e não estruturados. Foi possível identificar a influência dos saberes docentes na prática educativa e a importância da oferta de espaços verdes dentro da instituição escolar, de modo que o contato com recursos naturais seja ofertado tanto em ambientes internos quanto externos. Assegurar que as crianças brinquem, aprendam e convivam com a natureza desde a primeira infância garante um crescimento saudável e nos permite respeitar todas as manifestações de vida.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Angela Graciela Ribas, Universidade Feevale

    Graduanda em Pedagogia pela Universidade Feevale

  • Suelen Bomfim Nobre, Universidade Feevale

    Doutora em Ensino de Ciências e Matemática, professora da Universidade Feevale

Referencias

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2010.

BARROS, Maria Isabel Amando de (org.). Desemparedamento da infância: a escola como lugar de encontro com a natureza. Rio de Janeiro: Alana, 2018.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9769-diretrizescurriculares-2012&category_slug=janeiro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 05 nov. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: a educação é a base. Brasília: MEC, SEB, CNE, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 05 nov. 2022.

DALLENOGARE, Cátia Cristina Schneck. A relação da criança com a natureza na primeira infância. 2019. 88 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Feevale, Novo Hamburgo, 2019. Disponível em: https://biblioteca.feevale.br/Vinculo2/00001b/00001bd0.pdf. Acesso em: 08 nov. 2022.

FREIRE, Heike. Educação verde, crianças saudáveis: ideias e práticas para incentivar o contato de meninos e meninas com a natureza. São Paulo: Cultrix, 2013.

HORN, Maria da Graça S. Brincar e interagir nos espaços da escola infantil. Porto Alegre: Penso, 2017.

HORN, Maria da Graça S.; BARBOSA, Maria C. S. Abrindo as portas da escola infantil: viver e aprender nos espaços externos. Porto Alegre: Penso, 2022.

LOUV, Richard. A última criança na natureza: resgatando nossas crianças do transtorno do déficit de natureza. São Paulo: Aquariana, 2016.

OLIVEIRA, Tatiane Moura. Um olhar sistêmico sobre a relação da criança e a natureza na educação infantil. 2019. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Feevale, Novo Hamburgo, 2019. Disponível em: https://biblioteca.feevale.br/Vinculo2/000021/00002162.pdf. Acesso em: 06 nov. 2022.

PIORSKI, Gandhy. Brinquedos do chão: a natureza, o imaginário e o brincar. São Paulo: Peirópolis, 2016.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado de Educação. União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. Conselho Estadual de Educação. Referencial Curricular Gaúcho: educação infantil. Porto Alegre: SEDUC/RS, UNDIME/RS, CEEd/RS, 2018. Disponível em: https://portal.educacao.rs.gov.br/Portals/1/Files/1532.pdf. Acesso em: 05 nov. 2022.

TIRIBA, Léa Velocina Vargas. Crianças, natureza e educação infantil. 2005. 249 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7704@1. Acesso em: 05 nov. 2022.

TIRIBA, Léa Velocina Vargas; PROFICE, Christiana Cabicieri. Crianças da natureza: vivências, saberes e pertencimento. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 2, p. 1-22, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/cG43TCFnqws8YkRvx8gqMkD/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 07 nov. 2022.

YIN, Robert K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.

ZABALZA, Miguel A. Qualidade em educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Publicado

2023-10-04

Número

Sección

Artículos libres

Cómo citar

GRACIELA RIBAS, Angela; BOMFIM NOBRE, Suelen. Aprender e brincar com e na natureza: reflexões sobre a prática docente na Educação Infantil. Revista Académica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 11, n. 1, p. 15–32, 2023. DOI: 10.55602/rlic.v11i1.219 . Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/219. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artículos similares

41-50 de 263

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.