Wie klingt es? Wie lese Ich? Wie schreibe Ich?
desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita nas aulas de Língua Alemã no 2°ano do do Ensino Fundamental I
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v9i1.249Palabras clave:
Consciência fonológica, Análise, Percepção, Escrita e leitura, Língua alemã, Língua estrangeiraResumen
O presente artigo tem como objetivo investigar como ocorre o processo de desenvolvimento da leitura e escrita em língua alemã. Realizou-se uma pesquisa por meio da consciência fonológica, na qual os alunos desenvolveram as habilidades de leitura e de escrita por meio do método fônico e silábico. Os resultados foram muito positivos, com destaque especial para o fato de que todas as aulas foram ministradas em alemão, sem o auxílio de traduções. Os teóricos Fernando Capovilla, Alessandra Capovilla, Magda Soares, Maria Regina Maluf e Marilyn Adams embasaram a presente pesquisa. Foi um diálogo constante entre a prática e a teoria. A vivência da consciência fonológica no currículo alemão no Ensino Fundamental I torna-se relevante, pois ressignifica a forma de aprender alemão. O desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita em língua alemã com o método fônico e silábico permite que os alunos saiam da posição de meros espectadores do conhecimento para agentes ativos de sua aprendizagem.
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