Wie klingt es? Wie lese Ich? Wie schreibe Ich?

desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita nas aulas de Língua Alemã no 2°ano do do Ensino Fundamental I

Authors

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v9i1.249

Keywords:

Consciência fonológica, Análise, Percepção, Escrita e leitura, Língua alemã, Língua estrangeira

Abstract

O presente artigo tem como objetivo investigar como ocorre o processo de desenvolvimento da leitura e escrita em língua alemã. Realizou-se uma pesquisa por meio da consciência fonológica, na qual os alunos desenvolveram as habilidades de leitura e de escrita por meio do método fônico e silábico. Os resultados foram muito positivos, com destaque especial para o fato de que todas as aulas foram ministradas em alemão, sem o auxílio de traduções. Os teóricos Fernando Capovilla, Alessandra Capovilla, Magda Soares, Maria Regina Maluf e Marilyn Adams embasaram a presente pesquisa. Foi um diálogo constante entre a prática e a teoria. A vivência da consciência fonológica no currículo alemão no Ensino Fundamental I torna-se relevante, pois ressignifica a forma de aprender alemão. O desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita em língua alemã com o método fônico e silábico permite que os alunos saiam da posição de meros espectadores do conhecimento para agentes ativos de sua aprendizagem.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Yasmin Lein Bender, Associação Educacional Luterana Bom Jesus (IELUSC)

    Graduação pelo Instituto Super de Educação Ivoti (ISEI) e Instituto de Formação de Professores de Língua Alemã (IFPLA), Especialização para professores de língua alemã (Referendariat). Pós-graduação em Educação Inovadora e Tendências Educacionais. Professora e criadora de conteúdos para crianças no Instagram (@fraubenderdeutsch) e no YouTube. Joinville/SC.

References

ADAMS, Marilyn Jager et al. Consciência fonológica em crianças pequenas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL LUTERANA BOM JESUS (IELUSC). Projeto Político Pedagógico (PPP). Joinville, 2017. Disponível em: https://colegiobonja.com.br/quem-somos/. Acesso em: 07 set. 2020.

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL LUTERANA BOM JESUS (IELUSC). Quem somos: Bonja para o mundo e para sempre. Joinville, 2017. Disponível em: https://colegiobonja.com.br/quem-somos/. Acesso em: 07 set. 2020.

BERTELSON, P.; DE GELDER, B. Learning about reading from illiterates. In: GALABURDA, A. M. (org.). From reading to neurons. Cambridge, MA: The MIT, 1989. p. 1-25.

BOSCH, Bernhard et al. Eine Einführung in die Silbenmethode: 20 Jahre: ABC der Tiere. Offenburg: Mildenberg Verlag, [2020?]. Disponível em: https://www.mildenberger-ver-lag.de/fileadmin/downloads/prospekte/1756_Online/. Acesso: 25 set. 2020.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#introdução. Acesso em: 07 set. 2020.

CAPOVILLA, A. G. S.; CAPOVILLA, F. C. Problemas de leitura e escrita: como identificar, prevenir e remediar numa abordagem fônica. São Paulo: Memnon, Fapesp, 2000.

CAPOVILLA, A. G. S.; CAPOVILLA, F. C. Alfabetização: método fônico. São Paulo: Memnon, Fapesp, CNPq, 2002.

CAPOVILLA, A.G.S.; MACHALOUS, N.; CAPOVILLA, F. C. Leitura em crianças bilíngües: uso das rotas fonológica e lexical em português e alemão. In: MALUF, M. R. (org.). Metalinguagem e aquisição da escrita: contribuições da pesquisa para a prática da alfabetização. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

CASTRO, Luana. Analfabetismo funcional. Brasil Escola, [S.l., 2020?]. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/analfabetismo-funcional.htm. Acesso em: 30 ago. 2020.

DAVID, Tripp. Pesquisa-Ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a09v31n3.pdf. Acesso em: 29 jul. 2020.

INSTITUTO EDUCACIONAL LUTERANO DE SANTA CATARINA (IELUSC). Plano Político Pedagógico. Joinville, 2017.

MALUF, M. R. (org.). Metalinguagem e aquisição da escrita: contribuições da pesquisa para a prática da alfabetização. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

RICHARDSON, Robert Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed., rev. ampl. São Paulo: Atlas, 2010.

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2018.

Published

2021-05-31

Issue

Section

Articles

How to Cite

BENDER, Yasmin Lein. Wie klingt es? Wie lese Ich? Wie schreibe Ich? desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita nas aulas de Língua Alemã no 2°ano do do Ensino Fundamental I. Academic Journal Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 9, n. 1, p. 28–40, 2021. DOI: 10.55602/rlic.v9i1.249. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/190. Acesso em: 22 nov. 2024.

Similar Articles

1-10 of 111

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)