As bases neuropsicológicas da emoção

um diálogo acerca da aprendizagem

Authors

  • Tatiana Machado Dorneles

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v2i2.41

Keywords:

Emoção, Cognição, Neurociências, Amígdala, Aprendizagem

Abstract

O presente estudo é uma pesquisa bibliográfica realizada a partir de diferentes situações que envolvem a aprendizagem, sendo essa uma temática recorrente de debates na área da educação. Entretanto, muitos educadores têm revisto sua prática devido à não aprendizagem dos alunos. Por estar diretamente envolvida com o processamento das informações, a emoção pode ser ou não um fator que influencia positivamente. A neurociência nos últimos tempos tem ajudado a compreender como o cérebro funciona, mostrando as possibilidades do cérebro se modificar conforme sua relação com o ambiente, a diversidade, os estímulos que o meio pode gerar ao longo da vida, de como os estímulos emocionais podem afetar a aprendizagem, contribuindo para um trabalho preventivo em sala de aula. Assim, o objetivo foi investigar de que forma os estímulos emocionais influenciam os processos de aprendizagem, a fim de oferecer subsídio teórico que contribua com os profissionais de educação. Optou-se por um estudo teórico de cunho bibliográfico, tendo como suporte referencial leituras na área da psicologia, educação e neurociência.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Tatiana Machado Dorneles

    Especialista em Neurociências e Educação pelo Insttituto Superior de Educação Ivoti – ISEI. Especialista em Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional – ISEI. Pedagoga pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS.

References

BEAR, Mark F.; CONNORS, Barry W.; PARADISO, Michael A. Neurociências: desvendando o sistema nervoso. Porto Alegre: Artmed, 2002.

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva, 1999.

BRANDÃO, Marcus Lira. As bases biológicas do comportamento: introdução à neurociência. São Paulo: EPU, 2004.

CAMMAROTA, Martín; BEVILAQUA, Lia R. M.; IZQUIERDO, Iván. Aprendizado e memória. In: LENT, Roberto (coord.). Neurociência da mente e do comportamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. p. 241-252

CARVALHO, Fernanda Antoniolo Hammes de. Neurociência e educação: uma articulação necessária na formação docente. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 8 n. 3, p. 537-550, nov.2010/fev.2011.

COSENZA, Ramon M.; GUERRA, Leonor B. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.

COSTA, Jaderson. Como pode a neurociência ajudar o professor? Educação em revista. Porto Alegre, p. 38-41, ago.2013.

DAMÁSIO, Antônio R. O erro de Descartes: emoção, razão e cérebro humano. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

DICIONÁRIOWEB. Desenvolvimento. Disponível em: http://www.dicionarioweb.com.br/desenvolvimento/. Acesso em: 15 ago. 2013.

EYSENCK, Michael W.; KEANE, Mark T. Psicologia cognitiva: um manual introdutório. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

GAZZANIGA, Michael S.; HEATHERTON, Todd F. Ciência psicológica: mente, cérebro e comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2005.

GAZZANIGA, Michael S.; IVRY, Richard B; MANGUN George R. Neurociência cognitiva: a biologia da mente. Porto Alegre: Artmed, 2006.

GIRON, P. R.; ALMEIDA, Rosa Maria Martins de. Influence of aversive visual stimulation on attention, working memory and anxiety of universitary students. Psychology and Neuroscience, v. 3, n. 1, p.109-115, 2010.

LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

LE DOUX, Joseph. O cérebro emocional: os misteriosos alicerces da vida emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 1996.

LENT, Roberto. Cem bilhões de neurônios: conceitos fundamentais de neurociência. São Paulo: Atheneu, 2001.

LIMA, Elvira Souza. Neurociência e aprendizagem. São Paulo: Inter Alia, 2007.

MORIN, Edgar. O método 3: o conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 1999.

PAPALIA, Diane E.; OLDS, Sally Wendkos; FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento humano. 8. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

RATEY, John J. O cérebro: um guia para o usuário. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

RIESGO, Rudimar dos Santos; ROTTA, Newra Tellechea; OHLWEILER, Lygia (org.). Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006.

SOUZA, Ricardo de Oliveira et al. Cognição e funções executivas. In: LENT, Roberto (coord.). Neurociência da mente e do comportamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. p. 287-302.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Rio de Janeiro: Vozes, 2012.

Published

2014-12-31

Issue

Section

Articles

How to Cite

DORNELES, Tatiana Machado. As bases neuropsicológicas da emoção: um diálogo acerca da aprendizagem. Academic Journal Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 2, n. 2, p. 14–21, 2014. DOI: 10.55602/rlic.v2i2.41. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/34. Acesso em: 23 nov. 2024.

Similar Articles

31-40 of 92

You may also start an advanced similarity search for this article.