Formação de professores em História

desafios e perspectivas para a redefinição da relação teoria e prática

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v3i2.91

Schlagwörter:

Professores - Formação, História, Didática de História, Educação

Abstract

Discutir a formação de professores é um empreendimento que não pode desprezar a centralidade da relação entre teoria e prática. Na área de História, os cursos de licenciatura vivem um dilema, pois a maior parte de seus docentes são historiadores, que geralmente centram sua atuação na difusão dos conhecimentos produzidos a partir dos cânones teórico-metodológicos da ciência histórica, enquanto se distanciam, colocam em segundo plano ou delegam aos especialistas da área da didática geral a discussão sobre a função didática do conhecimento histórico e também em relação aos fundamentos da prática docente no âmbito da História. O presente artigo problematiza esse modelo de formação, traz contribuições dos estudos da Didática da História e da Educação Histórica para este debate e apresenta proposições e experiências de trabalho que podem auxiliar na redefinição de práticas, papéis e posturas nessa área.

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Literaturhinweise

BARCA, Isabel. “Aula Oficina: Do Projecto a Avaliação”. In: I. Barca (org.). Para uma Educação Histórica de Qualidade. Actas das Quartas Jornadas Internacionais de Educação Histórica. Braga: CIEd, Universidade do Minho, 2004.

CERRI, Luis Fernando. “A formação de professores de História no Brasil: antecedentes e panorama atual”. História, Histórias. Brasília, v. 1, n. 2, 2013.

LEE, Peter. Em direção a um conceito de literacia histórica. Educar em Revista. Curitiba, p. 131-150, 2006. Especial.

LEE, Peter. Historical literacy and transformative history. In: SHELMIT, Denis; PERIKLEOUS, Lukas. The future of the past: why history educations matters. Nicosia, Cyprus: KAILAS Printers & Lithographers, 2011. p. 129-168.

RÜSEN, J. Didática da História: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 1, n. 2, p. 7-16, jul./dez., 2008.

RÜSEN, J. Jörn Rüsen e o ensino de história. Curitiba: Ed. UFPR, 2010.

RÜSEN, J. Aprendizagem histórica: fundamentos e paradigmas. Curitiba: W. A. Editores, 2012.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel. Aprender história: perspectivas da educação histórica. Ijuí: Ed. Unijuí, 2009.

VON BORRIES, Bodo. Competence of the historical thinking, mastering of a historical framework, or knowledge of historical canon? In: SYMCOX, Linda; WILSCHUT, Arie. National history standards: the problem of the canon and the future of teatching history. International Review of History Education. v. 5, p. 283-306, 2009.

Veröffentlicht

2015-12-31

Ausgabe

Rubrik

Artikel

Zitationsvorschlag

SOUZA, Éder Cristiano de. Formação de professores em História: desafios e perspectivas para a redefinição da relação teoria e prática. Akademische Zeitschrift Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 3, n. 2, p. 85–92, 2015. DOI: 10.55602/rlic.v3i2.91. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/83. Acesso em: 22 nov. 2024.