A realidade social de estudandes de escolas públicas como cenário para investigação em Educação Financeira
uma proposta de formação para professores
DOI:
https://doi.org/10.55602/cmp4j562Schlagwörter:
Educação financeira, Educação matemática crítica, Formação de professores, Cenários para investigaçãoAbstract
A temática Educação Financeira (EF) vem ganhando bastante relevância nos últimos anos, e diversos segmentos da sociedade, por meio de instituições públicas e privadas, têm abordado e investido em pesquisas no setor. No entanto, apesar da relevância do tema, segundo dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE, 2005), grande parte da população mundial ainda carece de conhecimentos para melhor gerir sua vida financeira. Nessa linha, o presente trabalho, recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento, tem como objetivo apresentar uma proposta de curso de formação em Educação Financeira para professores que atuam na Educação Básica da Rede Pública. Este curso será desenvolvido em sete módulos, com a expectativa de que os conhecimentos compartilhados durante o curso contribuam para expandir reflexões sobre a temática de Educação Financeira na direção de uma formação crítica, aliada no combate à desigualdade social. Nessa direção, entende-se que a inclusão financeira deve ser disponibilizada a toda a sociedade, sobretudo entre a população em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica.
Downloads
Literaturhinweise
ALRO, Helle; SKOVSMOSE, Ole. Diálogo e aprendizagem em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. (Coleção Tendências em Educação Matemática).
BAGÉ. Lei Municipal nº 5.768, de 13 junho de 2017. Dispõe sobre a inclusão de atividades e conteúdos relativos à educação financeira no plano curricular das Escolas de Ensino Fundamental Pública Municipal. Bagé, RS, 2017. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/a/rs/b/bage/lei-ordinaria/2017/577/5768/lei-ordinaria-n-5768-2017-dispoe-sobre-a-inclusao-de-atividades-e-conteudos-relativos-a-educacao-financeira-no-plano-curricular-das. Acesso em: 21 maio 2023.
BANCO CENTRAL DO BRASIL (BCB). Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF. Brasília, DF, 2011. Disponível em: https://www.vidaedinheiro.gov.br/wp-content/uploads/2017/08/Plano-Diretor-ENEF-Estrategia-Nacional-de-Educacao-Financeira.pdf. Acesso em: 21 maio 2023.
BRASIL. Decreto nº 7.397, de 22 de dezembro de 2010. Institui a Estratégia
Nacional de Educação Financeira – ENEF, dispõe sobre a sua gestão e dá outras
providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2010. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7397.htm. Acesso em: 21 maio 2023.
COMITÊ NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA (CONEF). Educação financeira nas escolas: ensino fundamental: livro do professor. Brasília, DF, 2014.
DULCIO. Charge: Trabalho escravo no Brasil. Entre Notícias, Aracaju, 28 out. 2017. Disponível em: https://entrenoticias.com.br/charge-trabalho-escravo-no-brasil/. Acesso em: 08 dez. 2023.
FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
MOREIRA, Marco Antonio. Abandono da narrativa, ensino centrado no aluno e aprender a aprender criticamente. Ensino, Saúde e Ambiente, Niterói, RJ, v. 4, n. 1, p. 2-17, abr. 2011. DOI: 10.22409/resa2011.v4i1.a21094. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/21094. Acesso em: 08 dez. 2023.
ORGANIZAÇÃO DE COOPERAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO-(OCDE). Recommendation on Principles and Good Practices for Financial Education and Awareness. OCDE, 2005. Disponível em: http://www.oecd.org/finance/financial-education/35108560.pdf. Acesso em: 06 ago. 2023.
SKOVSMOSE, Ole. Cenários para investigação. Bolema, Rio Claro, SP, v. 13, n.14, p. 66-91, dez. 2000. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10635. Acesso em: 21 nov. 2023.
SKOVSMOSE, Ole. Educação matemática crítica: a questão da democracia. Campinas, SP: Papirus, 2001. (Coleção Perspectivas em Educação Matemática). [E-book Kindle].
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2024 Cleidson Ferreira dos Santos, Sonia Maria da Silva Junqueira
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.