Musicalização no 5º ano do Ensino Fundamental

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v2i1.34

Schlagwörter:

Música, Musicalização, Ensino Fundamental, Trabalho em grupo, Prática educacional

Abstract

Este artigo tem como objetivo compreender como os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental constroem seu conhecimento musical sob um ponto de vista construtivista, a partir de suas vivências e experiências cotidianas. Reflete-se, aqui, a respeito de uma educação musical construtivista e interacionista, que visa ao desenvolvimento criativo dos alunos, partindo de suas vivências cotidianas, com um olhar sobre os trabalhos em grupo nas aulas de música. Atividades de apreciação, recriação (ou rearranjos musicais) e composição musical serão abordadas e analisadas, com o intuito de contribuir trazendo a descrição de ações musicais significativas e tentar apontar para a importância destas ações em sala de aula.

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Literaturhinweise

BECKER, Fernando; MARQUES, Tânia Beatriz Iwaszko (org.). Ser professor é ser pesquisador. Porto Alegre: Mediação, 2007.

BRITO, Teça Alencar de. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003.

CUNHA, Elisa da Silva. Avaliação da apreciação musical. In: HENTSCHKE, Liane; SOUZA, Jusamara (org.). Avaliação em música: reflexões e práticas. São Paulo: Moderna, 2003. p. 64-75.

FRANÇA, Cecília Cavalieri. O som e a forma: do gesto ao valor. In: HENTSCHKE Liane; DEL BEN, Luciana (org.). Ensino de música: propostas para pensar e agir em sala de aula. São Paulo: Moderna, 2003. p. 48-61.

FUKS, Rosa. O discurso do silêncio. Rio de Janeiro: Enelivros, 1991.

HENTSCHKE, Liane; KRÜGER, Susana Ester. Contribuições das orquestras para o ensino de música na educação básica: relato de uma experiência. In: HENTSCHKE, Liane; DEL BEN, Luciana (org.). Ensino de música: propostas para pensar e agir em sala de aula. São Paulo: Moderna, 2003. p. 19-47.

HENTSCHKE, Liane; DEL BEN, Luciana. Aula de música: do planejamento e avaliação à prática educativa. In: HENTSCHKE, Liane; DEL BEN, Luciana (org.). Ensino de música: propostas para pensar e agir em sala de aula. São Paulo: Moderna, 2003. p. 176-189.

KEBACH, P.; SILVEIRA, V. Apreciação musical e subjetivação. In: BEYER, E.; KEBACH, P. (org.). Pedagogia da música: experiências de apreciação musical. Porto Alegre: Mediação, 2009. p. 145-157.

KEBACH, Patrícia Fernanda Carmem. A construção do conhecimento musical: um estudo através do método clínico. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2003.

KEBACH, Patrícia Fernanda Carmem. A aprendizagem musical de adultos em ambientes coletivos. Revista da ABEM, Porto Alegre, n. 22, p. 77-86, set. 2009a.

KEBACH, Patrícia Fernanda Carmem. Invenções musicais em grupo: uma questão de liberdade de criação, desafio coletivo e cooperação. Revista da Fundarte, Montenegro, v. 7, n. 13/ 14, p. 70-75, 2007.

KEBACH, Patrícia Fernanda Carmem. Musicalização coletiva de adultos: o processo de cooperação nas produções musicais em grupo. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

KEBACH, Patrícia Fernanda Carmem. Processos coletivos de musicalização: construções que vão além das estruturações sobre os sons. Colóquio. Revista Científica da FACCAT, Taquara, v. 4, n. 1, p. 22, 2006.

KEBACH, Patrícia Fernanda Carmem. Processos de interação social em ambiente de educação musical. In: BEYER, Esther; KEBACH, Patrícia Fernanda Carmem (org.). Pedagogia da música: experiências de apreciação musical. Porto Alegre: Editora Mediação, 2009b. p. 97-108.

PENNA, Maura; MARINHO, Vanildo Mousinho. Ressignificando e recriando músicas: a proposta do re-arranjo. In: MARINHO, V. M.; QUEIROZ, L. R. S. (org.). Contexturas: o ensino da arte em diferentes espaços. João Pessoa: Editora Universitário/ UFPB, 2005. p. 123-150.

PIAGET, Jean. A construção do real. São Paulo: Ática, 2001.

STIFFT, Kelly; ZAMBONI, Monique O. A criação de novidades sonoras nas crianças: reflexões a partir do currículo emergente. In: BEYER, Ester S. W. O som e a criatividade: reflexões sobre experiências musicais. Santa Maria: Editora UFSM, 2005.

SOUZA, Jusamara (org.). Aprender e ensinar música no cotidiano. Porto Alegre: Sulina, 2008.

SOUZA, Cásia Virgínia Coelho de. A função da música popular na educação musical contemporânea. In: ABEM. Fundamentos da educação musical. Porto Alegre: ABEM, 1993. v. 1, p. 157-178.

SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. São Paulo: Moderna, 2003.

Veröffentlicht

2014-06-01

Ausgabe

Rubrik

Artikel

Zitationsvorschlag

KEBACH, Patrícia Fernanda Carmem; BÜHLER, Aline. Musicalização no 5º ano do Ensino Fundamental. Akademische Zeitschrift Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 2, n. 1, p. 75–83, 2014. DOI: 10.55602/rlic.v2i1.34. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/27. Acesso em: 24 nov. 2024.

Ähnliche Artikel

141-150 von 239

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.