Professores e gestores de turma
desafios e potencialidades no período pós pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.268%20Schlagwörter:
Tecnologia, Educação continuada, TreinamentoAbstract
Os fios norteadores deste resumo revisitam as discussões desenvolvidas a partir da Trilha 4, intitulada “Liderança inspiradora: gerando engajamento e performance em tempos de transformações”, do Programa de Formação Continuada Trilhas de Aprendizagem, oferecido pela Rede Sinodal de Educação em 2022. A pesquisa foi orientada pela professora Dra. Marguit Goldmeyer. A pandemia da COVID-19 apresentou um dilema que acompanha os processos de ensino e aprendizagem há décadas, e entre eles destacam-se: a necessidade de repensar o papel do professor, aproximando-o da figura de gestor de turma, dando ao estudante maior responsabilidade no que diz respeito ao processo de pesquisa e desenvolvimento de pensamento crítico. Em segundo lugar, está a necessidade de inserir novas tecnologias em sala de aula, seja por meio de ferramentas digitais, seja por meio de novas práticas pedagógicas. [...]
Downloads
Literaturhinweise
COSTA, Sandra Regina Santana; DUQUEVIZ, Barbara Cristina; PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. Tecnologias digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. Psicol. Esc. Educ., São Paulo, v. 19, n. 3, p. 603-610, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0193912. Acesso em: 10 nov. 2022.
MORAN, José M. Desafios que as tecnologias digitais nos trazem. In: MORAN, José Manoel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. Campinas, SP: Papirus, 2013. p. 30-35.
SANTOS, Edméa; ALVES, Lynn. Práticas pedagógicas e tecnologias digitais. Editora E-papers, 2006.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2022 Willian Henrique Hoppe
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.