Licenciatura em Ciências Biológicas

perspectivas, motivações e competências para o século XXI

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v10i1.211

Schlagwörter:

Perspectivas profissionais, Formação docente, Docência em Ciências e Biologia, Ciências, Biologia, Educação

Abstract

O estudo mapeou as perspectivas profissionais e fatores motivacionais para a escolha do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Os participantes são graduandos, entre o 5º e o 8º período de curricularização. Trata-se de uma pesquisa com método misto, questionário semiestruturado e, análise de conteúdo. Os resultados sinalizam que as motivações para a escolha do curso estão relacionadas com a identificação com a área. Ainda, os resultados indicam como principais competências para o biólogo licenciado no século XXI: o domínio das tecnologias digitais; capacidade de propor aulas criativas e inovadoras; flexibilidade e comprometimento com a ética ambiental; e buscar constantemente a ressignificação dos saberes docentes.

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Autor/innen-Biografie

  • Suelen Bomfim Nobre, Universidade Feevale

    Doutora em Ensino de Ciências e Matemática (2015-2018). Tem experiência nas áreas de Educação, Ensino, Ciências Biológicas, Interdisciplinar, com ênfase nos seguintes temas: Ensino de Ciências; Formação de Professores; Educação Ambiental e Educação em Saúde.

Literaturhinweise

ABREU, R. M. A.; ALMEIDA, D. D. M. Refletindo sobre a pesquisa e sua importância na formação e na prática do professor do ensino fundamental. Revista Faced, Salvador, n. 14, p. 73-85, jul./dez. 2008. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/1393/1/2655.pdf. Acesso em: 10 nov. 2020.

ARAÚJO, M. L. F.; FRANÇA, T. L. A pesquisa na formação inicial de professores de biologia. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 21, n. 1, p. 201-215, jan./jun. 2010. https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16300

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 3. reimpr. São Paulo: Edições 70, 2011.

BÄR, M. V.; CASTRO, L. P. V.; MALA-CARNE, V. O professor de Ciências em formação: perspectivas profissionais de estudantes de Ciências Biológicas Licenciatura da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus de Cascavel. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9., 2013, Águas de Lindóia. Anais [...]. Águas de Lindóia, SP, 2013. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R1059-1.pdf. Acesso em: 25 nov. 2021.

BRANDO, F. R.; CALDEIRA, A. M. A. Investigação sobre a identidade profissional em alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas. Ciência e Educação, Bauru, v. 15, n. 1, p. 155-173, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/rbqWrxRJhtpPN8Myy9ZMWsz/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 25 nov. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Ciências Biológicas. Parecer CES 1.301/2001. Brasília: MEC/CNE/CES, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES1301.pdf. Acesso em: 25 nov. 2021.

BRITO, M. R. F. Enade 2005: Perfil, desempenho e razão da opção dos estudantes pelas Licenciaturas. Avaliação, Campinas, Sorocaba, v. 12, n. 3, p. 401-443, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/YQrcZv7MGSkNFZ7vhZNFNZJ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 26 nov. 2021.

CASTRO, S. M. V.; BRANDÃO, Z.; NASCIMENTO, I. P. Biólogo ou professor de biologia: um estudo entre estudantes do curso de licenciatura em ciências biológicas. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCERE, 10., 2011, Curitiba. Anais [...]. Curitiba, 2011. Disponível em: http://WWW.educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/6436_3814.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DINIZ-PEREIRA, J. E. O ovo ou a galinha: a crise da profissão docente e a aparente falta de perspectiva para a educação brasileira. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, DF, v. 92, n. 230, p. 34-51, 2011. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2919. Acesso em: 27 nov. 2021.

ECHALAR, A. D. L. F. et al. Ciências Biológicas na modalidade à distância, em Goiás: o que motiva os graduandos a escolherem o curso? In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10., 2015, Águas de Lindóia. Anais [...]. Águas de Lindóia, SP, 2015. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xenpec/anais2015/resumos/R1726-1.PDF. Acesso em: 27 nov. 2021.

FERNANDEZ, T. A. C. et al. A identidade dos futuros professores de Biologia: a licenciatura (ainda) desprestigiada. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9., 2013, Águas de Lindóia. Anais [...]. Águas de Lindóia, SP, 2013. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R1233-1.pdf. Acesso em: 27 nov. 2021.

FLORES, L. F.; MELLO, D. T. O impacto da extensão na formação discente, a experiência como prática formativa: um estudo no contexto de um Instituto Federal no Rio Grande do Sul. Revista Conexão UEPG, v. 16, n. 1, 2020. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5141/514162470027/html/. Acesso em: 27 nov. 2021.

MELO, P. A.; LUZ, R. J. P. A formação docente no Brasil. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE UNIVERSIDADES VIRTUAIS NA AMÉRICA LATINA E CARIBE, 2005, Quito. Anais [...]. Quito, Equador, 2005. Disponível em: http://www.oei.es/docentes/info_pais/informe_formacion_docente_brasil_iesalc.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.

MELO, R. M.; SANTO, P. J. O. Formação do professor(a) pesquisador(a) para o Ensino de Ciências Naturais. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL “EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE”, 4., 2012, São Cristóvão. Anais [...]. São Cristovão (SE), 2012. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/10179/19/19.pdf. Acesso em: 18 nov. 2020.

MILAM, G. A. Percepção dos concluintes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPB sobre o curso e atividade profissional. 2016. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016. Disponível em: http://www.ccen.ufpb.br/cccb/contents/monografias/monografias-2017/gessica-alves-milam.pdf. Acesso em: 26 nov. 2021.

MORAIS, J. K. C.; HENRIQUE, A. L. S. Formação de professores de biologia para o ensino médio integrado. In COLÓQUIO NACIONAL, 4.; COLÓQUIO INTERNACIONAL “A Produção do Conhecimento na Educação Profissional”, 1, 2017, Natal. Anais [...]. Natal (RN): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, 2017. Disponível em: https://ead.ifrn.edu.br/coloquio/anais/2017/trabalhos/eixo3/E3A11.pdf. Acesso em: 18 nov. 2020.

MORAN, J. M.; MASSETO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000.

OGAWA, M. N.; FILIPAK, S. T. A formação do gestor escolar. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., 2013, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: PUCPR, 2013. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2013/8010_7046.pdf. Acesso em: 27 nov. 2021.

OLIVEIRA, D. X.; CHAPANI, D. T. A pesquisa na formação em exercício de professores de Ciências e Biologia. Revista Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 19, p. 1-20, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/NmRTgzWDrtvv3nTBdhKyWpz/?format=html. Aces-so em: 18 nov. 2020.

PAPALARDO, T. C. G. et al. Perspectiva de futuro profissional de licenciandos em Ciências Biológicas de uma universidade pública do estado de Goiás. In: LEITE, Y. U. F. et al. (org.). Políticas de forma-ção inicial e continuada de professo-res. Araraquara/SP: Junqueira & Marin Editores, 2012. v. 2, p. 5081-5091.

SAVIANI, D. Formação de Professores no Brasil: Dilemas e Perspectivas. Poiesis Pedagógica, Catalão, GO, v. 8, n. 1, p.1-13, jul. 2011. Disponível em: https://revistas.ufg.br/index.php/poiesis/article/view/15667. Acesso em: 26 nov. 2021.

SCHMITT, M. D’Á. A prática como componente curricular e a escolha pela licenciatura nos cursos diurnos de Ciências Biológicas da UFSC. 2018. 95 f. TCC (Graduação em Ciências Biológi-cas) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192270?show=full. Acesso em: 27 nov. 2021.

SCHMITT, M. D’Á.; SILVÉRIO, L. E. R. A escolha pela licenciatura em cursos com Área Básica de Ingresso (ABI): o caso de Ciências Biológicas da UFSC. Form. Doc., Belo Horizonte, v. 11, n. 21, p. 105-120, maio/ago. 2019. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/download/216/205. Acesso em: 27 nov. 2021.

SILVA, R. R.; FABRIS, E. T. H. Docências inovadoras: a inovação como atitude pedagógica permanente no ensino médio. Educação PUCRS, Porto Alegre, v. 36, n. 2, p. 250-261, 2013. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=84827901013. Acesso em: 17 nov. 2020.

SIQUEIRA, M.; MASSENA, E. P.; BRITO, L. D. Contribuições do PIBID à construção da identidade e de saberes docentes de futuros professores de ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9., 2013, Águas de Lindóia. Anais [...]. Águas de Lindóia, SP, 2013. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R1037-1.pdf. Acesso em: 27 nov. 2021.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 13. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

TOZETTO, S. S.; MARTINEZ, F. W. Os conhecimentos pedagógicos na formação inicial do curso de Ciências Biológicas. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 11, n. 3, p. 755-778, set./dez. 2016. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/5237. Acesso em: 18 nov. 2020.

VALLE, I. R. Carreira do magistério: uma escolha profissional deliberada? Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, DF, v. 87, n. 216, p. 178-187, ago. 2006. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1416. Acesso em: 27 nov. 2021.

VENTURA, R. C. Trajetórias profissionais de egressos do curso de graduação em Ciências Biológica da UFRJ: um estudo sobre (não) atratividade da docência. 2015. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/25721/25721.PDF. Acesso em: 27 nov. 2020.

Veröffentlicht

2022-07-18

Ausgabe

Rubrik

Artikel

Zitationsvorschlag

JAEGER, Bárbara; NOBRE, Suelen Bomfim. Licenciatura em Ciências Biológicas: perspectivas, motivações e competências para o século XXI. Akademische Zeitschrift Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 10, n. 1, p. 72–87, 2022. DOI: 10.55602/rlic.v10i1.211. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/211. Acesso em: 24 nov. 2024.

Ähnliche Artikel

121-130 von 277

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.