Entre a docência, a escrita e a pesquisa

notas do processo de escolarização de Juracy Marques

Autor/innen

  • Marlos Tadeu Bezerra de Mello

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v4i2.117

Schlagwörter:

História da educação, Bolsa Fulbright, Educação, Pesquisa

Abstract

O trabalho objetiva conhecer um pouco sobre a trajetória de escolarização e docência da professora Juracy Cunegatto Marques, cuja prática ocorreu na esfera pública e privada em escolas e universidades. O texto evidencia a atuação de Juracy no Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais (CPOE/RS) e na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul. A análise se sustenta na perspectiva da História Cultural e utiliza a metodologia da História Oral e da Análise Documental. Destaca-se no conjunto de análises a transferência de Juracy de Itaqui para Porto Alegre, a formação na Escola Normal em Santa Maria, o intercâmbio nos Estados Unidos e as estratégias de promoção da psicologia na educação.

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Autor/innen-Biografie

  • Marlos Tadeu Bezerra de Mello

    Jornalista e Psicólogo. Especialista em Psicologia Social, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutorando em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). 

Literaturhinweise

BASTOS, Maria Helena Camara. As revistas pedagógicas e a atualização do professor: a Revista do Ensino no Rio Grande do Sul (1951-1992). In. ______.; CATANI, Denice Barbara (org.). Educação em revista: a imprensa periódica e a história da educação. São Paulo: Escrituras, 1997, p. 47-75.

BOLSISTAS Fulbright. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 13, 26 ago. 1958.

CENTRO DE PESQUISAS E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAIS. Atribuições e atual organização do CPOE. Boletim do Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais. Porto Alegre: Livraria do Globo, 1947, p. 9-10.

CENTRO DE PESQUISAS E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAIS. IV Seminário de Psicologia. Setor do Ensino de Psicologia – Secção de Psicologia. Porto Alegre: Secretaria de Educação e Cultura do Rio Grande do Sul, 1962.

CHARTIER, Roger. El presente del pasado: escritura de la historia, historia de lo escrito. México: Universidad Iberoamericana, 2005.

GASKELL, George. Entrevistas individuais e grupais. In: BAUER, Martin; GASKELL, George (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2008, p. 65-89.

LOURO FILHO, Paulo Pereira. Ata da 1100ª sessão solene do Conselho Universitário da UFRGS. Porto Alegre: CONSUN/UFRGS, 2009. 273 f. Disponível em: http://www.acgo.org.br/revista/noticias/louro_ufrgs/ata_louro_ufrgs.doc. Acesso em: 28 dez. 2015.

LOURO, Guacira Lopes. Prendas e antiprendas: uma história da educação feminina no Rio Grande do Sul. Campinas: UNICAMP, 273 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1986.

MARQUES, Juracy Cunegatto. Entrevista oral sobre a trajetória de vida e docência no Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 5 set. 2015 (não publicado).

MARQUES, Juracy Cunegatto. Falam os educadores brasileiros. Revista do Ensino: Porto Alegre, n. 65, p. 8-10, nov. 1959.

MONTAGNER, Rosangela; CUNHA, Jorge Luis. Imagens normalistas. Campinas: HISTEDBR, 1997. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario4/trabalhos/trab081.rtf. Acesso em: 28 dez. 2015.

MOREIRA, Earle Diniz Macharty; HESSEL, Lothar Francisco. Faculdade de Filosofia: 25 anos de atividade. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1967.

MOREIRA, Roberto. A escola elementar e a formação do professor primário no Rio Grande do Sul. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos, 1955.

PERES, Eliane Teresinha. Aprendendo formas de pensar, de sentir e de agir a escola como oficina da vida: discursos pedagógicos e práticas escolares da escola pública primária gaúcha (1909-1959). Belo Horizonte: UFMG. 506 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2000.

QUADROS, Claudemir de. Reforma, ciência e profissionalização da educação: o Centro de Pesquisas e Orientações Educacionais do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: UFRGS. 312 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.

SMITH, Roger. A história da psicologia tem um objeto? In: ARAÚJO, Saulo (Org.). História e filosofia da psicologia. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2012, p. 15-56.

SOUZA, Cynthia Pereira de; CATANI, Denice Barbara. A imprensa periódica educacional e as fontes para a história da cultura escolar brasileira. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros (USP), São Paulo, n. 37, p. 177-183, 1994.

Veröffentlicht

2016-12-31

Ausgabe

Rubrik

Thematische Dossier-Artikel

Zitationsvorschlag

MELLO, Marlos Tadeu Bezerra de. Entre a docência, a escrita e a pesquisa: notas do processo de escolarização de Juracy Marques. Akademische Zeitschrift Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 4, n. 2, p. 16–25, 2016. DOI: 10.55602/rlic.v4i2.117. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/103. Acesso em: 22 nov. 2024.

Ähnliche Artikel

11-20 von 285

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.