A supervisão pedagógica promovendo práticas reflexivas como instrumento da formação docente na Educação Infantil

Autores

  • Josislaine Dietrich Dillenburg
  • Maria Raquel Caetano

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v4i1.105

Palavras-chave:

Prática reflexiva, Professor reflexivo, Supervisor pedagógico, Educação infantil, Método de ensino, Educação

Resumo

Este artigo aborda a promoção de práticas reflexivas pelo supervisor pedagógico na formação docente de uma instituição municipal de ensino. Busca analisar como o supervisor pedagógico intervém nas práticas pedagógicas dos professores e de que forma realiza essas intervenções. Evidencia-se a importância de a escola de Educação Infantil ser uma instituição reflexiva, repensando a importância do professor ao refletir sobre as ações pedagógicas. A abordagem metodológica usada para a realização do estudo foi a pesquisa bibliográfica visando aprofundar os conceitos básicos ligados ao tema. Em seguida, foram realizadas entrevistas para o desenvolvimento da investigação em busca de uma compreensão interpretativa das informações obtidas. Utiliza-se o conceito de Prática Reflexiva como um momento de reflexão crítica problematizando a realidade, bem como analisando, refletindo e reelaborando a ação pedagógica do professor e do supervisor.

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Biografia do Autor

  • Josislaine Dietrich Dillenburg

    Especialista em Gestão Educacional. Docente da Rede Municipal de Educação de Parobé - RS 

  • Maria Raquel Caetano

    Doutora em Educação pela UFRGS. Coordenadora de Pós-Graduação no IFSUL - Campus Charqueadas.

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Publicado

31-05-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DILLENBURG, Josislaine Dietrich; CAETANO, Maria Raquel. A supervisão pedagógica promovendo práticas reflexivas como instrumento da formação docente na Educação Infantil. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 4, n. 1, p. 98–107, 2016. DOI: 10.55602/rlic.v4i1.105. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/97. Acesso em: 27 nov. 2024.

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