A competência do coordenador pedagógico em um conselho de classe

Autores

  • Josiane Richter
  • Rosângela Markmann Messa

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v2i2.43

Palavras-chave:

Coordenador pedagógico, Conselho de classe, Educação, Competência

Resumo

Neste texto, temos como objetivo refletir sobre a competência de um(a) coordenador(a) pedagógico(a) em um conselho de classe. Para tanto, apresentaremos, inicialmente, as suas atribuições (DALBEN, 2004; ORSOLON, 2006; SILVA, 2006); em seguida, discutiremos as noções de competência de Guy Le Boterf (2003) e Yves Schwartz (2007). Os autores apresentam a prescrição da atividade, a singularidade da atividade e o modo único como o profissional gere essa atividade como fatores importantes para haver a competência. Por fim, analisaremos a competência da coordenadora pedagógica de uma escola privada da região sul do país a partir de um excerto de um conselho de classe, mostrando como a gestão do momento foi importante para solucionar o problema instaurado.Coo

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

DALBEN, Angela I. L. Conselhos de classe e avaliação: perspectivas na gestão pedagógica da escola. São Paulo: Papirus, 2004.

LE BOTERF, Guy. Desenvolvendo a competência dos profissionais. Porto Alegre: Artmed, 2003.

ORSOLON, Luzia Angelina Marino. O coordenador/formador como um dos agentes de transformação da/ na escola. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza (org.). O coordenador pedagógico e o espaço da mudança. 5. ed. São Paulo: Loyola, 2006. p. 17-25.

SCHNACK, Cristiane Maria; PISONI, Thaís Dutra; OSTERMANN, Ana Cristina. Transcrição de fala: do evento real à representação escrita. Entrelinhas, São Leopoldo, v. 2, n. 2, 2005. Disponível em: http://www.entrelinhas.unisinos.br/index.php?e=2&s=9&a=12. Acesso em: 28 mar. 2010.

SCHWARTZ, Yves. Trabalho e ergologia. In: SCHWARTZ, Yves; DURRIVE, Louis (org.). Trabalho e ergologia: conversas sobre a atividade humana. Rio de Janeiro: EdUFF, 2007. p. 25-36.

SCHWARTZ, Yves. Uso de si e competência. In: SCHWARTZ, Yves; DURRIVE, Louis (org.). Trabalho e ergologia: conversas sobre a atividade humana. 2. ed. revista e ampliada. Niterói: EdUFF, 2010. p. 205-221.

SILVA, Moacyr da. O coordenador pedagógico e a questão da participação nos órgãos colegiados. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza (org.). O coordenador pedagógico e questões da contemporaneidade. São Paulo: Loyola, 2006. p. 81-91.

Downloads

Publicado

31-12-2014

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

RICHTER, Josiane; MESSA, Rosângela Markmann. A competência do coordenador pedagógico em um conselho de classe. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 2, n. 2, p. 33–42, 2014. DOI: 10.55602/rlic.v2i2.43. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/36. Acesso em: 29 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

171-180 de 288

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)