Diálogos

reflexões sobre a concepção de infância na contemporaneidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v6i1.185

Palavras-chave:

Contemporaneidade, Criança, Infância, Concepções de infância

Resumo

Este artigo, de cunho bibliográfico, tem por objetivo apresentar algumas considerações sobre a concepção de infância do século XXI. Expõe reflexões sobre a infância na contemporaneidade, elencando as principais modificações em relação à concepção de criança e infância da pós-modernidade, destacando como principais influenciadores desse novo “tempo” o consumo, a mídia e a tecnologia. Assim, buscar-se-á refletir sobre a importância da criança relacionar-se e interagir de maneira equilibrada com o mundo tecnológico e aparatos eletrônicos, com os momentos de brincadeiras livres, de integração com a natureza, de criação e estabelecimento de relações mútuas com outras crianças e adultos, elementos tão fundamentais, que bruscamente estão sendo desconsiderados na era pós-moderna.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daiane Machado Kaizer, Prefeitura Municipal de Ivoti

    Gradução em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Ivoti

  • Raquel Dilly Konrath, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Doutora em Processos e Manifestações Culturais pela Feevale. Mestrado em Teologia (Religião e Educação) pela EST. Pedagoga, Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais. 

Referências

BARROS, Maria Isabel Amando de (org.). Desemparedamento da infância: a escola como lugar de encontro com a natureza. Rio de Janeiro: Alana, 2018.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e ambivalência. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.

BAUMAN, Zygmunt. Tempos líquidos. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

DORNELLES, Leni Vieira; BUJES, Maria Isabel Edelweiss. Educação e infância na era da informação. Porto Alegre: Mediação, 2012.

HORN, Maria da Graça Souza. Brincar e interagir nos espaços da escola infantil. Porto Alegre: Penso, 2017.

LA ROSA, Jorge de. Psicologia e educação: o significado do aprender. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.

MOMO, Mariangela. Mídia e consumo na produção de uma infância pós-moderna que vai à escola. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/12185. Acesso em: 16 maio 2018.

MOYLES, Janet R. Só brincar?: o papel do brincar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Downloads

Publicado

31-05-2018

Edição

Seção

Artigos livres

Como Citar

KAIZER, Daiane Machado; KONRATH, Raquel Dilly. Diálogos: reflexões sobre a concepção de infância na contemporaneidade. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 6, n. 1, p. 128–133, 2018. DOI: 10.55602/rlic.v6i1.185. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/147. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

121-130 de 203

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.