A infância na contemporaneidade e a construção dos saberes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v5i1.144

Palavras-chave:

Infância, Educador, Educação Infantil, Planejamento pedagógico, Conteporaneidade

Resumo

O estudo bibliográfico trata do contexto educacional, histórico, político e social da infância na contemporaneidade por meio de estudos teóricos abrangendo o tema proposto. O objetivo do estudo é tornar viável uma educação infantil cujos saberes infantis são projetados nas relações professor-aluno, escola-comunidade e políticas públicas. Averiguar uma infância sustentando os argumentos em autores como Gadotti (2007), Redin (2004; 2008), Larrosa (1997; 1999; 2002), Freire (1996; 2008), Tardif (2012) e outros estudiosos. Valendo-se da metodologia de análise bibliográfica, o estudo indica que, em muitos casos, o saber dos alunos evidenciado em situações cotidianas escolares não é utilizado com frequência no planejamento pedagógico dos professores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Paula Silveira

    Graduada em Pedagogia e Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul – UCS. Integra o grupo de pesquisa: GRUPHEIM – Grupo de Pesquisa História da Educação, Imigração e Memória.

  • José Edimar de Souza, Universidade de Caxias do Sul - UCS

    Doutor em Educação com estágio de Pós-doutorado na UNISINOS. Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul – UCS. Vice-líder do grupo de pesquisa: GRUPHEIM – Grupo de Pesquisa História da Educação, Imigração e Memória.

Referências

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: LTC, 1978.

BARROS, João Paulo Pereira; COLAÇO, Veriana de Fátima Rodrigues. Biopoder e normalização da infância: apontamentos sobre a instrumentalização do lúdico. Psicol. Argum., Curitiba, v. 31, n. 73, p. 331-340, abr./jun. 2013. Disponível em: http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/pa?d1=7839&dd99=view&dd98=pb. Acesso em: 01 jun. 2017.

BAUMAN, Zygmunt. O mal estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.

CARDOSO, Aliana Anghinoni; DEL PINO, Mauro Augusto B.; DORNELES, Caroline Lacerda. Os saberes profissionais dos professores na perspectiva de Tardif e Gauhier: contribuições para o campo de pesquisa sobre os saberes docentes no Brasil. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 2012, Caxias do Sul. Anais eletrônicos... Caxias do Sul: UCS, 2012. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/668/556. Acesso em: 01 jun. 2017.

CORSARO, William A. Sociologia da infância. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

FREIRE. Paulo. Medo e ousadia. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2008.

FREIRE. Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

GADOTTI, Moacir. A escola e o professor: Paulo Freire e a paixão de ensinar. São Paulo: Publisher Brasil, 2007.

KHULMANN Jr., Moysés. Educação Infantil no Século XIX. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena (Org.). Histórias e memórias da educação no Brasil: v. 2: século XIX. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação, 1998.

LARROSA, Jorge. El enigma de la infancia. Barcelona: Virus, 1997. Disponível em: https://ia800205.us.archive.org/27/items/ElEnigmaDeLaInfancia/ElEnigmaDeLaInfancia2.pdf. Acesso em: 22 jan. 2017.

LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Letras, Curitiba, n. 51, p. 197-199, jan./jun. 1999. Disponível em: http://revistas.ufpr.br/letras/article/viewFile/18966/12284. Acesso em: 21 jan. 2017.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ. Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf. Acesso em: 23 jan. 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003.

OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. Educação infantil: muitos olhares. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

REDIN, Euclides. Pedagogos(as) de crianças e pensadores críticos da educação. In: FÓRUM DE PEDAGOGIA, I.; SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE PEDAGOGIA, 10, 2008, São Leopoldo. Epistemologia e políticas educacionais da Pedagogia: desafios e contradições. São Leopoldo: Casa Leiria, 2008. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/download/1049/831. Acesso em: 17 fev. 2017.

REDIN, Euclides. O espaço e o tempo da criança: Se der tempo a gente brinca. Cadernos Educação Infantil. 5. ed. Porto Alegre: Ed. Mediação, 2004.

TARDIF, Maurice; RAYMOND, Danielle. Saberes docentes e formação profissional. 13. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

Downloads

Publicado

31-05-2017

Edição

Seção

Artigos livres

Como Citar

SILVEIRA, Ana Paula; SOUZA, José Edimar de. A infância na contemporaneidade e a construção dos saberes. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 5, n. 1, p. 65–71, 2017. DOI: 10.55602/rlic.v5i1.144. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/119. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

41-50 de 259

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.