A infância na contemporaneidade e a construção dos saberes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v5i1.144

Palavras-chave:

Infância, Educador, Educação Infantil, Planejamento pedagógico, Conteporaneidade

Resumo

O estudo bibliográfico trata do contexto educacional, histórico, político e social da infância na contemporaneidade por meio de estudos teóricos abrangendo o tema proposto. O objetivo do estudo é tornar viável uma educação infantil cujos saberes infantis são projetados nas relações professor-aluno, escola-comunidade e políticas públicas. Averiguar uma infância sustentando os argumentos em autores como Gadotti (2007), Redin (2004; 2008), Larrosa (1997; 1999; 2002), Freire (1996; 2008), Tardif (2012) e outros estudiosos. Valendo-se da metodologia de análise bibliográfica, o estudo indica que, em muitos casos, o saber dos alunos evidenciado em situações cotidianas escolares não é utilizado com frequência no planejamento pedagógico dos professores.

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Biografia do Autor

  • Ana Paula Silveira

    Graduada em Pedagogia e Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul – UCS. Integra o grupo de pesquisa: GRUPHEIM – Grupo de Pesquisa História da Educação, Imigração e Memória.

  • José Edimar de Souza, Universidade de Caxias do Sul - UCS

    Doutor em Educação com estágio de Pós-doutorado na UNISINOS. Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul – UCS. Vice-líder do grupo de pesquisa: GRUPHEIM – Grupo de Pesquisa História da Educação, Imigração e Memória.

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Publicado

31-05-2017

Edição

Seção

Artigos livres

Como Citar

SILVEIRA, Ana Paula; SOUZA, José Edimar de. A infância na contemporaneidade e a construção dos saberes. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 5, n. 1, p. 65–71, 2017. DOI: 10.55602/rlic.v5i1.144. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/119. Acesso em: 27 nov. 2024.

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