Representação da etnia negra nos livros didáticos

o papel social da figura do negro no material de apoio pedagógico da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v5i1.141

Palavras-chave:

Educação étnico-racial, Negro, Livro didático

Resumo

A Lei 10.639/2003 trouxe aos currículos escolares uma nova e importante etapa em sua abordagem na promoção para a educação étnico-racial. Inserido diretamente no espaço escolar, o livro didático é um auxiliar de grande responsabilidade no processo de aprendizagem, nas construções e representações do ser brasileiro, contextualizando o aluno frente ao conteúdo e ao meio social onde vive. Acreditando que o material didático deva seguir em consonância com o discurso e práticas pedagógicas de diversidade cultural e visibilidade às culturas afro-brasileira e africana, este artigo teve por objetivo analisar como acontece a representação social da figura do negro e sua etnicidade através dos livros didáticos em todo o país. Para tanto buscou-se analisar o conteúdo de livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental 6º, 7º, 8º e 9º anos de três coleções e editoras diferentes, analisando de que forma ocorre a representação do negro nessas obras. Pesquisas com este escopo visam fomentar a discussão e aumentar o conhecimento sobre esse tema, que abrange inúmeros vieses, possibilitando assim vislumbrar insights para futuras pesquisas. Os resultados apontam que, mesmo após os doze primeiros anos em que a lei 10.639/2003 se encontrou em vigor, o material didático pouco apresenta a figura do negro afro-brasileiro ou africano fora do marco da escravidão, o que reforça paradigmas e visões errôneas sobre a representação da etnia negra na sociedade.

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Biografia do Autor

  • Alexandre Aloys Matte Júnior

    Mestrando pelo PPG em Desenvolvimento Regional, Faculdades Integradas de Taquara – Faccat – Taquara – RS – Brasil. Bolsista Capes.

  • Darlã de Alves

    Mestrando pelo PPG em Desenvolvimento Regional, Faculdades Integradas de Taquara – Faccat – Taquara – RS – Brasil. Bolsista Capes.

  • Daniel Luciano Gevehr, Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT

    Doutor em História e professor do PPG em Desenvolvimento Regional, Faculdades Integradas de Taquara – Faccat – Taquara – RS

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Publicado

31-05-2017

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático

Como Citar

MATTE JÚNIOR, Alexandre Aloys; ALVES, Darlã de; GEVEHR, Daniel Luciano. Representação da etnia negra nos livros didáticos: o papel social da figura do negro no material de apoio pedagógico da educação básica. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 5, n. 1, p. 40–47, 2017. DOI: 10.55602/rlic.v5i1.141. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/116. Acesso em: 27 nov. 2024.

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