Memórias da instituição escolar e atuação docente

reflexões a partir de fontes orais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v4i2.119

Palavras-chave:

História oral, Memória, Instituição educativa, Escola Garibaldi, Educação

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar quatro entrevistas realizadas com ex-alunos da Escola Garibaldi que estudaram nela na década de 1940. Esta escola está localizada na zona rural do município de Pelotas/RS, na localidade da Colônia Maciel. O estudo é ancorado na perspectiva teórica da História Cultural (PESAVENTO, 2004; BURKE, 2005); para referenciar a história oral, utiliza-se das reflexões de Errante (2000), Portelli (2010), Amado (1995) e Meihy e Holanda (2014); para a categoria da memória, apoia-se em Halbwachs (1990), Bosi (1994), Candau (2014) e Pollack (1992). Dessa forma, utilizam-se como fontes os depoimentos orais e alguns documentos escritos para embasar as discussões.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Renata Brião de Castro

    Mestranda em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, bolsista CAPES. 

  • Patrícia Weiduschadt

    Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. Doutora em Educação. 

Referências

A OPINIÃO PÚBLICA. Edições de 1928 a 1950. Bibliotheca Pública Pelotense, Pelotas/RS.

AMADO, Janaína. O grande mentiroso: tradição, veracidade e imaginação em história oral. História. São Paulo, 1995, p.125-136.

BECKER, Jean-Jacques. O handicap do a posteriori. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; Amado Janaína (org.). Usos e abusos da história oral. 8. ed. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2006, p. 27-31.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: TA, 1994.

BURKE, Peter. O que é história cultural? Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.

CANDAU, Joel. Memória e identidade. 1. reimp. São Paulo: Contexto, 2014.

CARDOSO, Maria Angélica; JACOMELI, Mara Regina Martins. Estado da arte acerca das escolas multisseriadas. Revista HISTEDBR On-Line, São Paulo, v. 10, n. 37, p. 267-290, 2010. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/histedbr/article/view/3606/3139. Acesso em: 13 fev. 2015.

DIÁRIO POPULAR. Edições de 1928 a 1950. Bibliotheca Pública Pelotense, Pelotas/RS.

ERRANTE, Antoinette. Mas afinal, a memória é de quem?: Histórias orais e modos de lembrar e contar. História da Educação, v. 4, n. 8, p. 141-174, 2000.

FAGUNDES, José; MARTINI, Adair Cesar. Políticas educacionais: da escola multisseriada à escola nucleada. Olhar de Professor, v. 6, n. 1, p. 99-118, 2003.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice Editora, 1990.

HOBSBAWM, Eric; RANGER, Terence. A invenção das tradições. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2012.

J. C. depoimento [jun. 2015]. Entrevistadora: Renata Brião de Castro, 2015, Pelotas. Entrevista concedida para fins desta pesquisa.

LOZANO, Jorge Eduardo Aceves. Prática e estilos de pesquisa na história oral contemporânea. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína (org.). Usos e abusos da história oral. 8. ed. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2006. p. 15-25.

M. E. C. depoimento [ago. 2015]. Entrevistadora: Renata Brião de Castro, 2015, Pelotas. Entrevista concedida para fins desta pesquisa.

MANUSCRITO. Histórico da Escola Garibaldi, escrito por José Rodeghiero.

MEIHY, José Carlos Sebe Bom; HOLANDA, Fabíola. História oral: como fazer, como pensar. 2. ed., 3. reimpr. São Paulo: Editora Contexto, 2014.

O. C. depoimento [jul. 2015]. Entrevistadora: Renata Brião de Castro, 2015, Pelotas. Entrevista concedida para fins desta pesquisa.

P. P. depoimento [jul. 2015]. Entrevistadora: Renata Brião de Castro, 2015, Pelotas. Entrevista concedida para fins desta pesquisa.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. História e história cultural. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Estudos históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 200-212, 1992. Disponível em: http://www.pgedf.ufpr.br/downloads/Artigos%20PS%20Mest%202014/Andre%20Capraro/memoria_e_identidade_social.pdf. Acesso em: 25 mar. 2015.

PORTELLI, Alessandro et al. Sonhos ucrônicos: memórias e possíveis mundos dos trabalhadores. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História. v. 10, 1993.

PORTELLI, Alessandro. História oral e poder. Mnemosine, v. 6, n. 2, 2010. Disponível em: www.mnemosine.com.br/ojs/index.php/mnemosine/article/.../pdf_183. Acesso em: 25 mar. 2015.

SANTOS, Sônia Maria; ARAÚJO, Osmar Ribeiro de. História oral: vozes, narrativas e textos. Cadernos de História da Educação, v. 6, p. 191, 2007. Disponível em www.seer.ufu.br/index.php/che/article/download/282/289. Acesso em: 23 mar. 2015.

WEIDUSCHADT, Patrícia; FISCHER, Beatriz T. Daudt. História oral e memória: aportes teórico-metodológicos na investigação de trajetórias docentes. In: FERREIRA, M. O.; FISCHER, B. T. D; PERES, L.M.V. (org.). Memórias docentes: abordagens teórico-metodológicas e experiências de investigação. São Leopoldo: Oikos, 2009.

Downloads

Publicado

31-12-2016

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático

Como Citar

CASTRO, Renata Brião de; WEIDUSCHADT, Patrícia. Memórias da instituição escolar e atuação docente: reflexões a partir de fontes orais. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 4, n. 2, p. 26–36, 2016. DOI: 10.55602/rlic.v4i2.119. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/104. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

41-50 de 276

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.