Feedback corretivo na preparação para a prova de proficiência em língua alemã ZDP A1+
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v2i1.36Palavras-chave:
Feedback, Língua alemã, Língua estrangeira, Prova de proficiênciaResumo
O erro faz parte da aula de língua estrangeira. Assim, a correção também faz parte dela. O presente artigo procura indicar inicialmente diferentes tipos de feedback corretivo, tanto oral quanto escrito. Em seguida, é feita uma reflexão sobre as dúvidas que geralmente estão relacionadas ao feedback corretivo: quais erros corrigir, quem deve realizar a correção e como e quando realizar o feedback corretivo. Por fim, é analisada sua ocorrência e sua real eficácia na preparação de uma turma de alunos do Ensino Fundamental para a prova de proficiência em Língua Alemã ZDP A1+.
Downloads
Referências
BAUSCH; CHRIST; KRUMM (org.). Handbuch Fremdsprachenunterricht. 3. Aufl. Tübingen; Basel: Francke Verlag, 1995.
ELLIS, Rod. Corrective feedback and teacher development. L2 Journal, v. 1, p. 3-18, 2009.
KÖNIGS, Frank G. Fehlerkorrektur. In: BAUSCH; CHRIST; KRUMM (org.). Handbuch Fremdsprachenunterricht. 3. Aufl. Tübingen; Basel: Francke Verlag, 1995.
KUMARAVADIVELU, Bala. Beyond method: macrostrategies for language teaching. New Haven: Yale University Press, 2003.
LI, Shaofeng. The effectiveness of corrective feedback in SLA: a meta-analysis. Language Learning, v. 60, n. 2, p. 309-365, 2010.
SHEILS, Joseph et al. Gemeinsamer europäischer Referenzrahmen für Sprachen: lernen, lehren, beurteilen. Berlin; München: Langenscheidt, 2001.
ZENTRALSTELLE FÜR DAS AUSLANDSSCHULWESEN. Prüfungsordnung und Ausführungsbestimmungen. Porto Alegre, 2013. CD-ROM.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.