Vilão ou mocinho
as representações midiáticas na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v5i1.143Palavras-chave:
Infância, Mídias, Comportamento, Psicologia infantil, Educação infantilResumo
O presente artigo visa compreender por que as mídias estão contribuindo para que as crianças representem comportamentos baseados em realidades, visto que a infância é uma fase em que a criança está aprendendo a construir significados a partir de suas vivências e experiências. Pretende-se analisar o motivo por que as crianças internalizam determinados acontecimentos presentes em filmes de ação, desenhos animados, programas televisivos, compreendendo o meio em que elas se relacionam. Também se deseja compreender e relacionar comportamentos midiáticos associados ao que a criança também vivencia em seu cotidiano.
Downloads
Referências
BUCKINGHAM, David. Crescer na era das mídias eletrônicas. São Paulo: Loyola, 2007.
DORNELLES, Leni Vieira. Infâncias que nos escapam: da criança na rua à criança cyber. Petrópolis: Vozes, 2005.
FERRÉS, Joan. Televisão subliminar: socializando através de comunicações despercebidas. Porto Alegre: Artmed, 1998.
JONES, Gerard. Brincando de fazer monstros: por que as crianças precisam de fantasia, videogames e violência de faz-de-conta. São Paulo: Conrad, 2004.
MORAN, José. As mídias na educação. Desafios na Comunicação Pessoal. 3. ed. São Paulo: Paulinas, 2007. p. 162-166. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/midias_educ.pdf. Acesso em: 16 jun. 2017.
MOREIRA, Alberto da Silva. Cultura midiática e educação infantil. Educ. Soc., Campinas, v. 24, n. 85, p. 1203-1235, dez. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v24n85/a06v2485.pdf. Acesso em: 01 jun. 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302003000400006.
PALFREY, John; GASSER, Urs. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Porto Alegre: Artmed, 2011. Disponivel em: http://dependenciadeinternet.com.br/palfreycap01.pdf. Acesso em: 20 mar. 2016.
PRENSKY, Marc. Nativos digitais, imigrantes digitais. De On the Horizon (NCB University Press, Vol. 9 No. 5, Outubro 2001). Tradução do artigo “Digital natives, digital immigrants”, cedida por Roberta de Moraes Jesus de Souza: professora, tradutora e mestranda em educação pela UCG, 2001.
SANTAELLA, Lúcia. Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano. Tecnologias do imaginário. Revista FAMECOS, Porto Alegre, n. 22, p. 23-32, dez. 2003. Disponível em: http://vaipav.xpg.uol.com.br/Material/HUMANIDADES/Texto%20Lucia%20Santaella.pdf. Acesso em: 12 nov. 14.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.