O processo da escolarização do Ensino Religioso confessional no sistema público estadual do Rio de Janeiro

contrapontos da Lei 3.459/00 à realidade escolar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v4i1.96

Palabras clave:

Política educacional, Ensino religioso, Educação, Escolarização

Resumen

No trabalho em tela, discutimos as políticas educacionais para o Ensino Religioso (ER) na rede pública do estado do Rio de Janeiro, regidas pela Lei 3.459/00, que determina o caráter confessional para a disciplina. Metodologicamente, realizamos o diálogo entre a regulação e a participação dos sujeitos que compuseram a pesquisa por meio de entrevista e observação direta. Daí emergiu a categoria de análise: organização das turmas e inscrição dos discentes. O que nos permitiu evidenciar a elaboração teórica de uma “engenharia social” no processo de escolarização para legitimar o “monopólio religioso” das denominações religiosas cristãs, levadas a efeito sob a forma “estrutura de plausibilidade”.

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Biografía del autor/a

  • Evandro Francisco Marques Vargas

    Doutorando e Mestre em Políticas Sociais (UENF)

  • Leandro Garcia Pinho, Universidade Estadual do Norte Fluminense - Darcy Ribeiro (UENF)

    Doutor em Ciências da Religião. Universidade Estadual do Norte Fluminense - Darcy Ribeiro (UENF)

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Publicado

2016-05-31

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

VARGAS, Evandro Francisco Marques; PINHO, Leandro Garcia. O processo da escolarização do Ensino Religioso confessional no sistema público estadual do Rio de Janeiro: contrapontos da Lei 3.459/00 à realidade escolar. Revista Académica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 4, n. 1, p. 23–32, 2016. DOI: 10.55602/rlic.v4i1.96. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/87. Acesso em: 25 nov. 2024.

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