Geometria na arquitetura, um passo para o conhecimento matemático

Autores/as

  • Gerson Scherdien Altenburg

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v3i2.92

Palabras clave:

Arquitetura, Geometria, Tecnologia

Resumen

É fato que as tecnologias estão cada vez mais presentes na vida dos educandos, promovendo o repensar do educador em relação às formas de ministrar aulas de modo a alavancar a construção do conhecimento. Analisando uma sala de aula contemporânea, é praticamente inviável o ensino sem as mídias, que nos levam a possibilidades e descobertas; é o caso do software GeoGebra 2 , ferramenta indispensável na geometria. Desenvolvi a pesquisa, procurando uma atividade diferenciada na abordagem da geometria plana, para identificação de figuras geométricas. Utilizei como veículo a arquitetura das residências da comunidade, registradas por fotografias. O intuito do trabalho é calcular área e perímetro na identificação dessas figuras representadas no software.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

BITTAR, M.; CASTRO FILHO, J.A.; SANTOS, M.C. Desafios para a Pesquisa em Educação Matemática na Sala de Aula. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2., 2008, São Paulo. Anais eletrônicos... São Paulo, 2008. p. 01-15.

BRASIL. Lei Federal 9.394, de 24 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: htto://www.planalto.gov.br/ccivil 03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 15 nov. 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Proposta de diretrizes para a formação inicial de professores da educação básica, em cursos de nível superior. Brasília: MEC, 2001.

BRASIL. Secretaria de Educação a Distância. Programa de Formação Continuada Mídias na Educação. Disciplina O uso da informática na prática pedagógica. 2001. Disponível em: http://www.uab.furg.br//course/view.php?id=596. Acesso em: 14 abr. 2013.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Rede interativa virtual de educação: ondas do rádio. Disponível em: http://rived.mec.gov.br/atividades/matematica/ondas_do_radio/. Acesso em: 12 fev. 2015.

CENTRO CULTURAL 25 DE JULHO DE BLUMENAU. Disponível em: www.25dejulho.org.br. Acesso em: 12 fev. 2015.

CENTRO CULTURAL 25 DE JULHO DE BLUMENAU. Conversando... o comportamento “alemão” no Vale – Pomeranos. Disponível em: http://www.25dejulho.org.br/2012/01/conversandocomportamen-to-alemao-no-vale.html. Acesso em: 05 maio 2015.

D’AMBROSIO, Beatriz S. Como ensinar matemática hoje? temas e debates. SBEM, Brasília, v. 2, n. 2,1989. p. 15-19. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/artigos_teses/MATEMÁTICA/Artigo_Beatriz.pdf. Acesso em: 20 abr. 2015.

JÓFILI, Z. Piaget, Vygotsky, Freire e a construção do conhecimento na escola. Educação: teorias e práticas, v. 2, n. 2, p. 191-208, dez. 2002. Disponível em: http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/7560/7560.PDF. Acesso em: 02 mar. 2015.

LOURENÇO, M. L. A demonstração com informática aplicada à educação. Revista Bolema, v. 15, n. 18, p. 100-111, 2002.

MORGADO, M. J. L. A utilização pedagógica da planilha eletrônica de cálculo no ensino e aprendizagem de matemática. In: SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM PEDAGOGIA, 1. 2002, Bauru, SP. Anais... Bauru, SP: 2002.

PENTEADO, M. G. Interlink – Rede de Trabalho sobre a inserção de Tecnologia Informática na Educação Matemática. In: PINHO, S. Z. de; SAGLIETTI, J. R. C. (Org.). Livro Eletrônico dos Núcleos de Ensino da UNESP. 2005. Disponível em: http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2003/Interlink.pdf. Acesso em: 12 abr. 2015.

RAMOS, M. G. Epistemologia e ensino de ciências: compreensões e perspectivas. In: MORAES, Roque (org.). Construtivismo e ensino de ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000. p. 13-35.

ROSSI, Sueli. Objetivos da aprendizagem. 2015. Blog: Falando em matemática. Disponível em: http://suelirossi.wordpress.com/objetos-de-aprendizagem. Acesso em: 02 mar. 2015.

VIEIRA, C. R. Reinventando a geometria no ensino médio: uma abordagem envolvendo materiais concretos, softwares de geometria dinâmica e a Teoria de van Hiele. 2010. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, MG. 2010. Disponível em: http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/3252/1/DISSERTA%87%C3%83OReiventandoGeometriaEnsino.pdf. Acesso em: 15 abr. 2015.

Publicado

2015-12-31

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

ALTENBURG, Gerson Scherdien. Geometria na arquitetura, um passo para o conhecimento matemático. Revista Académica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 3, n. 2, p. 36–49, 2015. DOI: 10.55602/rlic.v3i2.92. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/78. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artículos similares

1-10 de 13

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.