Introduzindo em língua alemã o conhecimento da orquestra e seus instrumentos

explanação e reflexões sobre o planejamento de uma aula para crianças

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v10i1.206

Palabras clave:

Língua estrangeira, Língua alemã, Ensino fundamental, Formação de professores

Resumen

Este artigo visa a apresentar o planejamento detalhado, bem como as reflexões didáticas e decisões metodológicas sobre uma aula de alemão como língua estrangeira para uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental I de uma escola alemã da cidade de São Paulo, no contexto de um programa de trainee juntamente com o Curso de Especialização em Planejamento e Prática de Ensino da Língua Alemã por Competências, do Instituto Superior de Educação Ivoti/RS. A aula tem como propósito consolidar o vocabulário pertencente ao tema instrumentos musicais de orquestra e fazer com que, mediante recursos linguísticos elementares, os alunos se comuniquem sobre qual instrumento as pessoas tocam e pratiquem a compreensão escrita em alemão por meio da leitura de um curto texto informal sobre uma orquestra infantil.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Alice Pellegrini Vasconcelos, Universidade de São Paulo

    Professora de língua alemã. Bacharel e licenciada em Português e Alemão pela Universidade de São Paulo.

Referencias

ARSCHEMANN, B. Vierzig Wege der Binnendifferenzierung für heterogene LernerInnen-Gruppen. Graz, 2011. Disponível em: https://erwachsenenbildung.at/downloads/service/reader_binnendifferenzierung_heteroge-ne_gruppen.pdf?m=1494705546&. Acesso em: 04 nov. 2021.

BRÜNING, L.; SAUM, T. Individualisierung und Differenzierung – aber wie?: Kooperatives Lernen erschließt neue Zugänge. Pädagogik, Weinheim, v. 62, n. 11, p. 12-15, 2010. Disponível em: https://ludgerbruening.de/.cm4all/uproc.php/0/Individualisierung%20und%20Differenzie-rung/Seiten%20aus%20paedagogik_11_2010.pdf?cdp=a&_=16b6f8f9951#:~:text=Im%20Kooperativen%20Lernen%20k%C3%B6nnen%20alle,und%20sie%20so%20individuell%20f%C3%B6rdern. Acesso em: 04 nov. 2021.

BRÜNING, L.; SAUM, T. Erfolgreich unterrichten durch Kooperatives Lernen 2: Neue Strategien zur Schüleraktivierung, Individualisierung, Leistungsbeurteilung, Schulentwicklung. 2. Aufl. Essen: Neue Deutsche Schule, 2010.

CONSELHO DA EUROPA. Quadro comum europeu de referência para as línguas: aprendizagem, ensino, avaliação. Edição portuguesa. Porto: Edições Asa, 2001. Disponível em: http://area.dge.mec.pt/gramatica/Quadro_Europeu_total.pdf. Acesso em: 04 nov. 2021.

FUNK, H. et al. Aufgaben, Übungen, Interaktion. München: Klett-Langenscheidt, 2017. (Deutsch lehren lernen ; 4).

LUNDQUIST-MOG, A.; WIDLOK, B. DaF für Kinder. München: Klett-Langenscheidt, 2015. (Deutsch lehren lernen ; 8).

WIDLOK, B. et al. Nürnberger Empfehlungen zum frühen Fremdsprachenlernen. Neuerarbeitung. München: Goethe-Institut e. V., 2010. Disponível em: https://docplayer.org/16691687-Nuernberger-empfehlungen-zum-fruehen-fremdsprachenlernen.html. Acesso em: 04 nov. 2021.

Publicado

2022-07-18

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

VASCONCELOS, Alice Pellegrini. Introduzindo em língua alemã o conhecimento da orquestra e seus instrumentos: explanação e reflexões sobre o planejamento de uma aula para crianças. Revista Académica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 10, n. 1, p. 88–109, 2022. DOI: 10.55602/rlic.v10i1.206. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/206. Acesso em: 25 nov. 2024.

Artículos similares

241-250 de 252

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.