História oral, práticas de escolarização e história da educação

um modo de apresentar

Autores/as

Palabras clave:

História oral, Dossiê temático, Educação

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • José Edimar de Souza

    Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade de Caxias do Sul/RS
    Vice-líder do (GRUPHEIM) – Grupo de Pesquisa História da Educação, Imigração e Memória

  • Caroline Machado Cortelini Conceição

    Professora adjunta do Centro de Ciências Humanas - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Francisco Beltrão/PR - Revista Acadêmica

Referencias

LOPES, E. M. T. O aprendiz de feiticeiro e o mestre historiador: quem faz a história? In: STEPHANOU, M.; BASTOS, M. H. C. Histórias e memórias da educação no Brasil. V. I: Séculos XVI – XVIII. Petrópolis: Vozes, 2004.

CUNHA, Maria Teresa Santos. Acervos pessoais de educadores: do traçado manual ao registro digital. Anais... XI ANPEDSUL. Reunião Científica Regional da ANPED. Educação, movimentos sociais e políticas governamentais. 24 a 27 de julho de 2016. UFPR. Curitiba, Paraná.

SOUZA, José Edimar de. O uso de fontes orais em pesquisa em Lomba Grande – RS: aspectos das Escolas Isoladas (1940-1950). Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, v. 21, n. 2, p. 441-459, maio/ago. 2016.

LE GOFF, Jacques. História e memória. 4. ed. Campinas: Ed. da Unicamp, 1997.

ESCOLANO BENITO, Augustín. Arqueologia y rituales de la escuela. In: MOGARRO, Maria João (Coord.). Educação e patrimônio cultural: escolas e práticas, Lisboa: Edições Colibri, 2015, p. 45-60.

Publicado

2016-12-31

Número

Sección

Presentación del dossier temático

Cómo citar

SOUZA, José Edimar de; CONCEIÇÃO, Caroline Machado Cortelini. História oral, práticas de escolarização e história da educação: um modo de apresentar. Revista Académica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 4, n. 2, p. 5–6, 2016. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/101. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artículos similares

1-10 de 271

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.