A construção de significados no aprendizado de língua estrangeira
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v2i2.49Keywords:
Construção de significados, Método de ensino, Língua estrangeira, EducaçãoAbstract
O presente artigo objetiva apresentar, a partir da construção de significados, o processo de aquisição de uma língua estrangeira, no caso, a língua alemã. O estudo baseia-se em elementos teóricos sobre a contribuição de diferentes métodos no aprendizado de uma língua. Cada método formula e desenvolve exercícios próprios apoiados nos seus princípios, objetivos e fundamentos (pedagógicos, linguísticos e de teoria da aprendizagem). O foco de análise é, assim, o emprego dos exercícios formulados com base nesses métodos, principalmente no que diz respeito à abordagem comunicativa. Neste trabalho, é apresentada, por fim, uma reflexão sobre a sequência apropriada de exercícios, desde os mais simples aos mais complexos, relacionando teoria e prática.
Downloads
References
ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. 3. ed. Campinas, SP: Pontes, 2002.
CESTARO, Selma Alas Martins. O ensino de língua estrangeira: história e metodologia. São Paulo: Mandruvá, 1999. Disponível em: http://www.hottopos.com.br/videtur6/. Acesso em: 12 out. 2014.
FERNÁNDEZ, Yamilka Rabasa. O método direto no panorama histórico do ensino de línguas no Brasil. set. 2010. Disponível em: http://www.sala.org.br/index.php/estante/academico/298-o-metodo-direto-no-panorama-historico-do-ensino-de-linguas-no-brasil. Acesso em: 12 out. 2014.
HUNEKE, Hans-Werner; STEINIG, Wolfgang. Deutsch als Fremdsprache: Eine Einführung. Berlin: Erich Schmidt Verlag, 2010.
LIMA, Jilvania. As metodologias do ensino de língua estrangeira: breves comentários. ago. 2008. Disponível em: http://www.rascunhodigital.faced.ufba.br/ver.php?idtexto=232. Acesso em: 12 out. 2014.
LIMA, Nayra Silva; SILVA FILHO, Marcelo Nicomendes dos Reis. A abordagem comunicativa no processo de aquisição de língua inglesa. Web-Revista SOCIODIALETO, Campo Grande, v. 3, n. 9, mar. 2013. Disponível em: http://sociodialeto.com.br/edicoes/14/01042013010917.pdf. Acesso em: 12 out. 2014.
NEUNER, Gerhard; KRÜGER, Michael; GREWER, Ulrich. Übungstypologie zum kommunikativen Deutschunterricht. Berlin: Langenscheidt KG, 1981.
NEUNER, Gerhard; HUNFELD, Hans. Methoden des fremdsprachlichen Deutschunterrichts: Eine Einführung. Berlin: Langenscheidt, 1993.
PEDREIRO, Silvana F. O movimento comunicativo de ensino de línguas estrangeiras no Brasil. Dissertação (Mestrado em Linguística), Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2002.
RODRIGUES, Luiz Carlos Balga. Reflexões sobre a abordagem comunicativa no francês língua estrangeira: seu apelo sedutor e a ilusão do aprendizado. Cadernos Neolatinos, dez. 2010. Disponível em: http://www.letras.ufrj.br/neolatinas/pages/publicacoes/cadernos-neolatinos/ano-ix—ndeg-6-e-7/ano-ix—ndeg-7/apresentacao.php. Acesso em: 12 out. 2014.