Os impactos do Pibid sobre os professores bolsistas
um olhar sobre a autoavaliação e a subjetividade dos alunos de Letras da Faccat
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v2i1.37Keywords:
PIBID, Bolsa de estudo, Formação docente, EducaçãoAbstract
O subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) de Letras da Faccat busca, atendendo ao que consta no perfil do egresso do curso e ao projeto institucional do Programa, formar professores que fundamentem suas práticas pedagógicas no tripé reflexão-ação-reflexão. Essa fundamentação compreende, no que tange especificamente às aulas de língua materna e de literatura, o refinamento das competências desenvolvidas ao longo do curso, relacionando-as à prática docente e ao contexto midiático atual. A fim de que se possa medir como a participação no Pibid está impactando a vida acadêmica dos futuros docentes e, por conseguinte, a sua formação docente, foi aplicado um questionário composto de oito perguntas abertas, que foi respondido online por 15 pibidianos e ex-pibidianos que participaram do Programa entre os meses de agosto de 2012 e abril de 2014. A análise qualitativa das respostas obtidas aponta na direção de que os participantes reconhecem a importância do Programa no sentido de aperfeiçoar os conhecimentos obtidos em sala de aula, de aprender a trabalhar em grupos, de adquirir experiência em projetos inovadores, preparando-os melhor para as práticas futuras em sala de aula. Da mesma maneira, foram positivos os retornos acerca de características profissionais desenvolvidas pelo Pibid: a pontualidade, a assiduidade, a responsabilidade, a conscientização sobre a necessidade de estudar de modo contínuo e independente, entre outras menos citadas. Desse modo, percebe-se que o Pibid não só oportuniza aos professores-bolsistas a experiência prática, com orientação da IES e sob supervisão da escola a que se destinam, das teorias e dos conhecimentos desenvolvidos ao longo do curso, como também desenvolve uma postura profissional bastante positiva. Para tanto, o Pibid também orienta as ações no sentido da valorização da leitura literária, do desenvolvimento do potencial criativo, da motivação e da inserção em uma sociedade em que é necessário aprender a aprender.
Downloads
References
ANTUNES, Irandé. Repensando o objeto de ensino de uma aula de português. In: AULA de português: encontro e interação. 2. ed. São Paulo: Parábola, 2002. p. 107-153.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: ______. Vários escritos. 4. ed. São Paulo, Rio de Janeiro: Duas Cidades, Ouro sobre Azul, 2004. p. 169-191.
COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2009.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2007.
ECO, Umberto; CARRIÈRE, Jean-Claude. Não contem com o fim do livro. Rio de Janeiro: Record, 2010.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 27. ed. São Paulo: Cortez, 1992.
MARCUSCHI, Luís Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Â. et al. (org.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 12. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: Difel, 2009.