Atividades visuais no ensino de álgebra no Ensino Fundamental

um olhar neurocientífico para a aprendizagem de Matemática

Authors

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v11i1.278%20

Keywords:

Ensino de Álgebra e de Geometria, Recurso didático visual, Ensino Fundamental, Matemática

Abstract

O estudo de álgebra na educação básica geralmente se baseia na memorização e na repetição, sem relação com outros conteúdos ou situações reais. Essa desconexão faz com que muitos estudantes enfrentem dificuldades nesta etapa da vida escolar. Estudos recentes na área de neurociências têm mostrado a importância da visualização no aprendizado de Matemática. Este trabalho tem como objetivo investigar a influência da utilização de recursos visuais no aprendizado de Matemática, com foco no estudo de álgebra no Ensino Fundamental. O trabalho foi realizado com estudantes de duas turmas do oitavo ano de uma escola pública estadual no município de São Leopoldo/RS. Uma das turmas estudou o conteúdo de álgebra sem utilizar recursos visuais, enquanto a outra turma utilizou recursos visuais para aprender o mesmo conteúdo. O recurso visual utilizado foi uma adaptação do ALGEPLAN, que possibilita a visualização dos conceitos algébricos ao relacioná-los com a Geometria. O estudo foi dividido em três etapas: pré-teste, aplicação dos planos de aula e pós-teste. Foi aplicado a este trabalho um estudo de caso com abordagem quantitativa, utilizando o teste de Mann-Whitney para a análise estatística. De acordo com os testes estatísticos realizados, verificamos que há uma tendência de melhoria nos resultados do grupo que utilizou recursos visuais. No entanto, estatisticamente não podemos afirmar que haja diferença entre os grupos estudados. É necessário realizar novas pesquisas, envolvendo um número maior de estudantes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Lenize Rodrigues da Conceição, UFRGS

    Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela UFRGS, desde 2023. Professora de Matemática no Colégio Sinodal, unidade São Leopoldo, desde 2017

  • Angela Terezinha de Souza Wyse, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível-1A. Professora Titular de Bioquímica, ICBS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Possui Mestrado e Doutorado pela UFRGS

References

ARCAVI, A. The role of visual representations in the learning of mathematics. Educational Studies in Mathematics, n. 52, p. 215-241, 2003. DOI: https://doi.org/10.1023/A:1024312321077. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/225216743_The_role_of_visual_representations_in_the_learning_of_mathematics_Educational_Studies_in_Mathematics_523_215-241. Acesso em: 12 jan 2022.

BOALER, J. Mentalidades matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador. Porto Alegre: Penso, 2018.

BOALER, J.; MUNSON, J.; WILLIAMS, C. Mentalidades matemáticas na sala de aula: ensino fundamental. Porto Alegre: Penso, 2020.

CANAVARRO, A. P. O pensamento algébrico na aprendizagem da Matemática nos primeiros anos. Quadrante, Lisboa, v. 16, n. 2, p. 81-118, 2009. Disponível em: http://rdpc.uevora.pt/handle/10174/4301. Acesso em: 19 jun. 2021.

OLIVEIRA, S. Pisa 2018 revela baixo desempenho escolar em Leitura, Matemática e Ciências no Brasil. Portal do MEC, 4 dez. 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/83191-pisa-2018-revela-baixo-desempenho-escolar-em-leitura-matematica-e-ciencias-no-brasil. Acesso em: 8 fev. 2023.

PASQUETTI, C. Proposta de aprendizagem de polinômios através de materiais concretos. 2008. 48 f. Trabalho de Conclusão do Curso (Matemática) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Erechim, 2008. Disponível em: https://www.uricer.edu.br/cursos/arq_trabalhos_usuario/845.pdf. Acesso em: 8 fev. 2023.

PEREIRA, C. A. Dificuldades do ensino da álgebra no ensino fundamental: algumas considerações. Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia, Medianeira, v. 8, n. 17, E-5047, 2017. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/5047. Acesso em: 11 jan. 2022.

PISA: como o desempenho do Brasil no exame se compara ao de outros países da América Latina. BBC News Brasil, 3 dez. 2019. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-50646695. Acesso em: 19 jun. 2021.

R CORE TEAM. R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Áustria, 2022. Disponível em: https://www.R-project.org/. Acesso em: 11 jan. 2022.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

SILVA, S. C. R.; SCHIRLO, A. C. Teoria da aprendizagem significativa de Ausubel: reflexões para o ensino de Física ante a nova realidade social. Imagens da Educação, v. 4, n. 1, p. 36-42, 2014. DOI: https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v4i1.22694. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/download/22694/PDF/. Acesso em: 11 jan. 2022.

VASCONCELLOS, C. S. Metodologia dialética em sala de aula. Revista de Educação AEC, Brasília, DF, v. 21, n. 83, p. 28-55, abr./jun. 1992. Disponível em: http://www.celsovasconcellos.com.br/Textos/MDSA-AEC.pdf. Acesso em: 11 jan. 2022.

Published

2023-10-04

Issue

Section

Original Research Articles

How to Cite

CONCEIÇÃO, Lenize Rodrigues da; WYSE, Angela Terezinha de Souza. Atividades visuais no ensino de álgebra no Ensino Fundamental: um olhar neurocientífico para a aprendizagem de Matemática. Academic Journal Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 11, n. 1, p. 72–81, 2023. DOI: 10.55602/rlic.v11i1.278 . Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/278. Acesso em: 19 nov. 2024.

Similar Articles

1-10 of 234

You may also start an advanced similarity search for this article.