Atividades visuais no ensino de álgebra no Ensino Fundamental

um olhar neurocientífico para a aprendizagem de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v11i1.278%20

Palavras-chave:

Ensino de Álgebra e de Geometria, Recurso didático visual, Ensino Fundamental, Matemática

Resumo

O estudo de álgebra na educação básica geralmente se baseia na memorização e na repetição, sem relação com outros conteúdos ou situações reais. Essa desconexão faz com que muitos estudantes enfrentem dificuldades nesta etapa da vida escolar. Estudos recentes na área de neurociências têm mostrado a importância da visualização no aprendizado de Matemática. Este trabalho tem como objetivo investigar a influência da utilização de recursos visuais no aprendizado de Matemática, com foco no estudo de álgebra no Ensino Fundamental. O trabalho foi realizado com estudantes de duas turmas do oitavo ano de uma escola pública estadual no município de São Leopoldo/RS. Uma das turmas estudou o conteúdo de álgebra sem utilizar recursos visuais, enquanto a outra turma utilizou recursos visuais para aprender o mesmo conteúdo. O recurso visual utilizado foi uma adaptação do ALGEPLAN, que possibilita a visualização dos conceitos algébricos ao relacioná-los com a Geometria. O estudo foi dividido em três etapas: pré-teste, aplicação dos planos de aula e pós-teste. Foi aplicado a este trabalho um estudo de caso com abordagem quantitativa, utilizando o teste de Mann-Whitney para a análise estatística. De acordo com os testes estatísticos realizados, verificamos que há uma tendência de melhoria nos resultados do grupo que utilizou recursos visuais. No entanto, estatisticamente não podemos afirmar que haja diferença entre os grupos estudados. É necessário realizar novas pesquisas, envolvendo um número maior de estudantes.

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Biografia do Autor

  • Lenize Rodrigues da Conceição, UFRGS

    Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela UFRGS, desde 2023. Professora de Matemática no Colégio Sinodal, unidade São Leopoldo, desde 2017

  • Angela Terezinha de Souza Wyse, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível-1A. Professora Titular de Bioquímica, ICBS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Possui Mestrado e Doutorado pela UFRGS

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Publicado

04-10-2023

Edição

Seção

Artigos livres

Como Citar

CONCEIÇÃO, Lenize Rodrigues da; WYSE, Angela Terezinha de Souza. Atividades visuais no ensino de álgebra no Ensino Fundamental: um olhar neurocientífico para a aprendizagem de Matemática. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 11, n. 1, p. 72–81, 2023. DOI: 10.55602/rlic.v11i1.278 . Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/278. Acesso em: 22 dez. 2024.

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