Aprender e brincar com e na natureza
reflexões sobre a prática docente na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v11i1.219%20Keywords:
Desemparedamento escolar, Criança, Escola, Educação infantil, EducaçãoAbstract
Hoje, de modo geral, é possível afirmar que as crianças passam a maior parte do tempo emparedadas, na escola ou em casa. A chegada da pandemia oportunizou maior exposição às tecnologias e, por outro lado, escassas interações com os recursos naturais. Nesse contexto, este estudo procura identificar e analisar as intenções e estratégias de ensino que apoiam e/ou promovem a pedagogia ecológica no âmbito da Educação Infantil, com base nas percepções de professores atuantes em uma escola particular na cidade de Novo Hamburgo. A metodologia está alinhada com o método qualitativo, adotando o procedimento qualitativo-exploratório. O instrumento de coleta de dados foi um formulário on-line, direcionado a professores atuantes na Educação Infantil. Constatou-se que, a partir da pedagogia ecológica, são promovidas aprendizagens cognitivas, psicomotoras e afetivas, por intermédio do contato com recursos naturais, a partir de trilhas ecológicas, hortas escolares e brinquedos estruturados e não estruturados. Foi possível identificar a influência dos saberes docentes na prática educativa e a importância da oferta de espaços verdes dentro da instituição escolar, de modo que o contato com recursos naturais seja ofertado tanto em ambientes internos quanto externos. Assegurar que as crianças brinquem, aprendam e convivam com a natureza desde a primeira infância garante um crescimento saudável e nos permite respeitar todas as manifestações de vida.
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