Introduzindo em língua alemã o conhecimento da orquestra e seus instrumentos
explanação e reflexões sobre o planejamento de uma aula para crianças
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v10i1.206Keywords:
Língua estrangeira, Língua alemã, Ensino fundamental, Formação de professoresAbstract
Este artigo visa a apresentar o planejamento detalhado, bem como as reflexões didáticas e decisões metodológicas sobre uma aula de alemão como língua estrangeira para uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental I de uma escola alemã da cidade de São Paulo, no contexto de um programa de trainee juntamente com o Curso de Especialização em Planejamento e Prática de Ensino da Língua Alemã por Competências, do Instituto Superior de Educação Ivoti/RS. A aula tem como propósito consolidar o vocabulário pertencente ao tema instrumentos musicais de orquestra e fazer com que, mediante recursos linguísticos elementares, os alunos se comuniquem sobre qual instrumento as pessoas tocam e pratiquem a compreensão escrita em alemão por meio da leitura de um curto texto informal sobre uma orquestra infantil.
Downloads
References
ARSCHEMANN, B. Vierzig Wege der Binnendifferenzierung für heterogene LernerInnen-Gruppen. Graz, 2011. Disponível em: https://erwachsenenbildung.at/downloads/service/reader_binnendifferenzierung_heteroge-ne_gruppen.pdf?m=1494705546&. Acesso em: 04 nov. 2021.
BRÜNING, L.; SAUM, T. Individualisierung und Differenzierung – aber wie?: Kooperatives Lernen erschließt neue Zugänge. Pädagogik, Weinheim, v. 62, n. 11, p. 12-15, 2010. Disponível em: https://ludgerbruening.de/.cm4all/uproc.php/0/Individualisierung%20und%20Differenzie-rung/Seiten%20aus%20paedagogik_11_2010.pdf?cdp=a&_=16b6f8f9951#:~:text=Im%20Kooperativen%20Lernen%20k%C3%B6nnen%20alle,und%20sie%20so%20individuell%20f%C3%B6rdern. Acesso em: 04 nov. 2021.
BRÜNING, L.; SAUM, T. Erfolgreich unterrichten durch Kooperatives Lernen 2: Neue Strategien zur Schüleraktivierung, Individualisierung, Leistungsbeurteilung, Schulentwicklung. 2. Aufl. Essen: Neue Deutsche Schule, 2010.
CONSELHO DA EUROPA. Quadro comum europeu de referência para as línguas: aprendizagem, ensino, avaliação. Edição portuguesa. Porto: Edições Asa, 2001. Disponível em: http://area.dge.mec.pt/gramatica/Quadro_Europeu_total.pdf. Acesso em: 04 nov. 2021.
FUNK, H. et al. Aufgaben, Übungen, Interaktion. München: Klett-Langenscheidt, 2017. (Deutsch lehren lernen ; 4).
LUNDQUIST-MOG, A.; WIDLOK, B. DaF für Kinder. München: Klett-Langenscheidt, 2015. (Deutsch lehren lernen ; 8).
WIDLOK, B. et al. Nürnberger Empfehlungen zum frühen Fremdsprachenlernen. Neuerarbeitung. München: Goethe-Institut e. V., 2010. Disponível em: https://docplayer.org/16691687-Nuernberger-empfehlungen-zum-fruehen-fremdsprachenlernen.html. Acesso em: 04 nov. 2021.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Alice Pellegrini Vasconcelos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.