Memórias de uma religiosa-professora

representações do cotidiano escolar do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, Farroupilha/RS (1951-1962)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v4i2.121

Keywords:

Formação continuada, Docência, Prática de ensino, Educação confessional, Ensino primário

Abstract

Pretende-se compreender o ser religiosa-professora no cotidiano do Colégio Nossa Senhora de Lourdes por meio das memórias da irmã e professora Mafalda Seganfredo, membro da Congregação das Irmãs de São Carlos Borromeo Scalabrinianas. Esta tornou-se professora quando iniciou sua trajetória como irmã na instituição de ensino supramencionada. Com o apoio teórico da História Cultural, procedeu-se à análise documental histórica da entrevista e de outros documentos mobilizados para a escrita. A síntese de sua história de vida, sua formação como docente e a análise das práticas escolares no ensino primário e no curso ginasial em que atuou de 1951 a 1962 são o foco da narrativa.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Gisele Belusso

    Mestre em Educação, Universidade de Caxias do Sul.

  • Terciane Ângela Luchese

    Professora Doutora da Universidade de Caxias do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação.

References

ALBERTI, Verena. Histórias dentro da história. In: PINSKY, C.B. Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2005, p. 155-202.

AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes (org.). Usos & abusos da história oral. 7. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.

BRASIL. Lei n. 2.430, de 19 de fevereiro de 1955. Dispõe sobre a realização dos exames de suficiência ao exercício do magistério nos cursos secundários. Disponível em:http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1950-1959/lei-2430-19-fevereiro-1955-361011-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 29 nov. 2016.

BRESOLIN, Ema. Pedagogia carlista-scalabriniana no contexto sócio-educacional de nosso tempo. Dissertação (Mestrado em Educação) –Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1998.

BURKE, Peter. A escrita da história cultural novas perspectivas. São Paulo: Editora da UNESP, 1992.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 2. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. 2. ed. Lisboa: Difusão Editorial, 2002.

CHARTIER, Roger. O Mundo como representação. Estudos Avançados, v. 11, n. 5, p. 173-191, jan./abr. 1991.

DI SIERVI, Maria de Lourdes. Pão, educação e trabalho: Orfanato Cristovão Colombo e a educação profissionalizante de crianças na cidade de São Paulo (1895-1930). Dissertação (Mestrado em História) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Escolarização e cultura popular no Brasil: reflexões em torno de alguns pressupostos e desafios. In: BENCOSTTA, M. L. (org.). Culturas escolares, saberes e práticas educativas: itinerários históricos. São Paulo: Editora Cortez, 2007, p. 193-211.

FISCHER, Beatriz T. Daudt. Professoras: histórias e discursos de um passado presente. Pelotas: Seiva, 2005.

GATTI JÚNIOR, Décio. História e historiografia das instituições escolares: percursos de pesquisa e questões teórico-metodológicas. Revista Educação em Questão, Natal, v. 28, n. 14, p. 172-191, jan./jun. 2007. Disponível em: http://www.periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4469. Acesso em: 16 ago. 2015.

GIOLO, Jaime. Estado & Igreja na implantação da República gaúcha: a educação como base de um acordo de apoio mútuo. Periódicos dos programas de pós-graduação em Educação da UCDB, n. 27, jan./jun. 2009. Disponível em: http://www.serie-studos.ucdb.br/index.php/serie-estu-dos/article/view/214. Acesso em: 12 maio 2015.

HALBWACHS, Maurício. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.

KARNAL, Leandro; TATSCH, Flávia Galli. Memória evanescente. In: PINSKY, C. B.; LUCA, T. R. (org.). O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009, p. 9-28.

KREUTZ, Lúcio. Magistério: Vocação ou profissão. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 3, p. 12-16, jun. 1986.

LE GOFF, Jacques. História e memória. 4. ed. Campinas, SP: Editora Unicamp, 1996.

LUCHESE, Terciane Ângela. O processo escolar entre imigrantes no Rio Grande do Sul. Caxias do Sul: Educs, 2015.

LUCHESE, Terciane Ângela. O processo escolar entre imigrantes da Região Colonial Italiana do RS – 1875 a 1930: Leggere, scrivere e calcore por essere alcuno nella vita. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale dos Sinos, São Leopoldo, 2007. Disponível em: http://biblioteca.asav.org.br/vinculos/tede/processo%20escolar.pdf. Acesso em: 28 nov. 2016.

MAGALHÃES, Justino. Tecendo nexos: histórias das instituições educativas. Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2004.

NAZARIO, Celina Lessa. Diálogo: mestre e discípulo, uma leitura teológica da Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire. Dissertação (Mestrado em Teologia) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. Disponível em: http://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/10923/5286. Acesso em: 13 maio 2015.

NOSELLA, Paolo; BUFFA, Ester. Instituições escolares: porque e como pesquisar. Campinas: Editora Alínea, 2009.

NUNES, Maria José Rosado. Freiras no Brasil. In: DEL PRIORE, Mary; BASSANEZI, Carla (org.). História das mulheres no Brasil. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2004. p. 482-509.

OLIVEIRA, Lúcia Helena. Memória e história educacional: o papel do Colégio Santa Teresa no processo escolar de Ituiutaba no Triângulo Mineiro-MG (1939-1942). Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2003.

OLIVEIRA, Lúcia Helena. Educação Scalabriniana no Brasil. Tese (Doutorado em Educação) – Pós-Graduação em Educação, Universidade de Campinas/SP, 2009. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000469611. Acesso em: 21 nov. 2014.

PAZ, Valéria Alves. História do Colégio São Carlos de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul (1936-1971). Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, 2013. Disponível em: https://repositorio.ucs.br/jspui/bitstream/11338/470/1/Dissertacao%20Val%C3%A9ria%20Alves%20Paz.pdf. Acesso em: 21 out. 2014.

PERES, Eliane Terezinha Peres. Aprendendo formas de pensar, de sentir e de agir a escola da vida: discursos pedagógicos e práticas escolares da escola pública primária gaúcha (1909-1959). Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Educação, Belo Horizonte, 2000.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. História e história cultural. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

QUADROS, Claudemir de. Reforma, ciência e profissionalização da educação: o Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais do Rio Grande do Sul. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.

REVISTA COMEMORATIVA DO CENTENÁRIO DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS MISSIONÁRIAS DE SÃO CARLOS BORROMEO SCALABRINIANAS. São Paulo, Edições Loyola, 1995.

RIBEIRO, Maria Luisa Santos. História da educação brasileira: a organização escolar. 16. ed. Campinas: Editores Associados, 2000.

SAVIANI, Demerval. Histórias pedagógicas no Brasil. 4. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

SCARIOT, Eléia. Centelhas de vidas escondidas. Caxias do Sul: Lorigraf, v. 2, 2006.

SEGANFREDO, Mafalda. Entrevista concedida a Gisele Belusso. Farroupilha, 04 ago. 2015.

SLOMP, Ivo Albino; BARBIERI, Lia. Percorrendo caminhos: Província Imaculada Conceição. Caxias do Sul: Editora Lorigraf, 1997.

SIGNOR, Lice Maria. João Batista Scalabrini e a imigração italiana: um projeto sócio-pastoral. Porto Alegre: Palotti, 1984.

SIGNOR, Lice Maria. Irmãs Missionárias de São Carlos, Scalabrinianas – 1895-1934. Brasília: CSEM, 2005.

SIGNOR, Lice Maria. Irmãs Missionárias de São Carlos, Scalabrinianas – 1934-1971. Brasília: CSEM, 2007.

SOUZA, Rosa Fátima de. História da organização do trabalho escolar e do currículo no século XX (ensino primário e secundário no Brasil). São Paulo: Cortez, 2008.

SOUZA, Wlaumir Doniseti. Anarquismo, Estado e pastoral do imigrante: das disputas ideológicas pelo imigrante aos limites da ordem: o caso Idalina. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ). Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES). Disponível em: http://www.fe.ufrj.br/proedes/arquivo/cades.htm. Acesso em: 29 nov. 2016.

VIÑAO FRAGO, Antonio. Sistemas educativos, culturas escolares y reformas. España: Editora Morata, 2002.

Published

2016-12-31

Issue

Section

Thematic Dossier Articles

How to Cite

BELUSSO, Gisele; LUCHESE, Terciane Ângela. Memórias de uma religiosa-professora: representações do cotidiano escolar do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, Farroupilha/RS (1951-1962). Academic Journal Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 4, n. 2, p. 50–59, 2016. DOI: 10.55602/rlic.v4i2.121. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/106. Acesso em: 22 nov. 2024.

Similar Articles

1-10 of 283

You may also start an advanced similarity search for this article.