Políticas de formação de professores e o cotidiano escolar como espaço de reflexão coletiva e construção da prática docente

o caso do PIBID

Autores

  • Helena Fernandes da Silva
  • Maria Raquel Caetano

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v3i2.89

Palavras-chave:

Formação do professor, Educação, Profissionalismo

Resumo

O presente artigo apresenta estudos sobre a formação de professores e a contribuição do Pibid no subprojeto dos anos iniciais do Ensino Fundamental na construção da prática docente em uma instituição de ensino superior. Para atingir os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa de natureza bibliográfica, com abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos, foi organizada uma pesquisa exploratório-descritiva, bem como a coleta de dados através de um questionário com questões abertas, aplicado a nove acadêmicas do curso de Pedagogia e bolsistas do Pibid do Curso de Pedagogia. O artigo destaca a necessidade do diálogo entre os processos formativos e o contexto das escolas públicas. A partir da pesquisa realizada, procuramos evidenciar como uma política pública pode trazer resultados positivos à formação inicial de professores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AMBROSETTI, Neusa Banhara; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albeiri de Almeida. Profissionalidade docente: uma análise a partir das relações constituintes entre os professores e a escola. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 90, n. 226, p. 592-608, set./dez. 2009.

AMBROSETTI, Neusa Banhara; RIBEIRO, Maria Teresa de Moura. A escola como espaço de trabalho e formação de professores. In: CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 8., 2005, São Paulo. Anais... São Paulo: Unesp, São Paulo.

BRASIL. Presidência da República. Decreto n. 6.094, de 24 de abril de 2007: dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. Brasília, 2007.

BRASIL. Presidência da República. Parecer do CNE n.4/2008. Orientação sobre os três anos iniciais do Ensino Fundamental de nove anos. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2008/pceb004_08.pdf. Acesso em: 08 ago. 2015.

BRASIL. Presidência da República. Decreto Presidencial No. 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES no fomento a programas de formação inicial e continuada, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6755.htm. Acesso em: 05 set. 2014.

BRASIL. Presidência da República. Lei n. 12.796, de 4 de abril de 2013. Altera a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12796.htm. Acesso em: 05 set. 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Edital MEC/CAPES/FNDE nº 01/2007. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/Edital_PIBID.pdf. Acesso em: 05 set. 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Edital n. 018/2010/CAPES. PIBID Municipais e Comunitárias. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/Edital18_PIBID2010.pdf. Acesso em: 05 set. 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 72, de 9 de abril de 2010. Dá nova redação a Portaria que dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, no âmbito da CAPES. Diário Oficial da União, seção 1, n. 68, 12 abr. 2010. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/diversos/Portaria72_Pibid.pdf. Acesso em: 05 set. 2014.

CAETANO, M. R. Laboratório de alfabetização e leitura: considerações acerca do PIBID – pedagogia e a formação de professores da educação básica. In: REINHEIMER, Dalva N. et al. (org.). Práticas inovadoras na formação de professores e integração escola-IES. São Leopoldo: Oikos, 2014. p. 152-162.

CASTRO, Carmen Moreira de. PIBID: integração universidade e educação básica. Revista Presença Pedagógica, v. 20, n. 117. maio/jun. de 2014. Entrevista concedida a Rosangela Guerra. p 5-9.

DETALHAMENTO DO SUBPROJETO “Laboratório de Alfabetização e Leitura do Curso de Pedagogia. Faculdades Integradas de Taquara, 2012.

FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). São Paulo: FCC/SEP, 2014.

GATTI, B. A.; NUNES, M. (org.). Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículo das licenciaturas em pedagogia, língua portuguesa, matemática e ciências biológicas. São Paulo: FCC, 2009. (Textos FCC, 29).

GIMENO SACRISTÁN, J. Consciência e acção sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (org.). Profissão professor. 2. ed. Porto: Porto Editora, 1995. p. 63-92.

NIPPER, C. R. S; SOUZA, C. J. L. Práticas pedagógicas lúdicas e formação acadêmica: contribuições significativas no processo de formação. In: REINHEIMER, Dalva N. et al. (org.). Práticas inovadoras na formação de professores e integração escola-IES. São Leopoldo: Oikos, 2014. p. 184-193.

NÓVOA, A. Formação de Professores e Profissão Docente. In: ______. (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicação Dom Quixote, 1992. p. 23-34.

PENIN, S. T. S. A formação de professores e a responsabilidade das universidades. Estudos Avançados, São Paulo, v. 15, n. 42, p. 317-332, 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v15n42/v15n42a17.pdf. Acesso em: 8 ago. 2015.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidades e saberes da docência. In: ______. (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999. p.15-34.

PIMENTA, S. G.. O estágio na formação de professores. São Paulo: Cortez, 1994.

TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqüências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 13, jan./abr. 2000. Disponível em: http://anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE13/RBDE13_05_MAURICE_TARDIF.pdf. Acesso em: 20 ago. 2015.

TARDIF, M.; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem no trabalho no magistério. Educação & Sociedade, v. 21, n. 73, p. 209-244, dez. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v21n73/4214.pdf. Acesso em: 21 ago. 2015.

Downloads

Publicado

31-12-2015

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SILVA, Helena Fernandes da; CAETANO, Maria Raquel. Políticas de formação de professores e o cotidiano escolar como espaço de reflexão coletiva e construção da prática docente: o caso do PIBID. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 3, n. 2, p. 67–76, 2015. DOI: 10.55602/rlic.v3i2.89. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/81. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

61-70 de 267

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.